Correio dos Campos

Chuvas na região não afetam o funcionamento do Feira Verde

20 de março de 2019 às 21:47
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) visitaram na manhã desta quarta-feira (20), produtores de hortifrútis em Ponta Grossa. O objetivo foi acompanhar a produção que sofre os efeitos das chuvas nas últimas semanas.

Na ocasião, o diretor de Assistência Agrícola e Pecuária, Eldo Berger, e o engenheiro agrônomo, Cesar Ferreira, visitaram a propriedade de Dolores Trierweiler, localizada na Vila Borato. Dolores é uma das 164 produtoras e produtores rurais que fornecem verduras e legumes para o programa Feira Verde da Prefeitura Municipal. Segundo ela, há pelo menos três semanas as chuvas estão impactando a sua plantação, que conta com uma diversidade de mais de dez espécies.

Com os prejuízos nos cultivos, existe a possibilidade de alto no valor dos produtos para o consumidor, mas, de acordo com Eldo Berger, mesmo com as chuvas atingindo a produção de hortifrútis no município, os impactos não afetam o orçamento do Feira Verde. “O contrato entre o programa e os produtores é anual e o preço por espécie de alimento é válido por esse período”, afirma.

Além disso, acrescenta o diretor, o funcionamento e abastecimento do programa também não será afetado. “A SMAPA comercializa hortifrútis tanto de produtores rurais como também de fornecedores atacadistas, para atender toda população que realiza diariamente as trocas no Feira Verde e, também, devido a sazonalidade de alguns alimentos, para que sempre exista oferta para os munícipes”, afirma.