Correio dos Campos

Prefeitura divulga programação para 20ª Conferência Municipal de Cultura

Conferência irá ocorrer entre os dias 03 a 05 de abril
18 de março de 2019 às 19:10

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A 20ª Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), irá acontecer nos dias 03, 04 e 05 de abril, sempre das 19h às 22h, no Centro de Música (Conservatório). A abertura contará com a presença da Diretora de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira.
Logo após a palestra de abertura, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, fará a leitura do Regimento Interno da Conferência. O primeiro dia encerra com os conselheiros Rafael Schoenherr e Helcio Kovaleski, apresentando sobre ‘A importância dos conselhos de Política Cultural’.

O segundo dia, 04 de abril, será dedicado à apresentação dos trabalhos selecionados para o I Seminário de Estudos Culturais de Ponta Grossa. Cada autor terá 10 minutos para apresentar a pesquisa, seguidos de mais 10 minutos para perguntas e discussão do público. No ultimo dia, 05, será a definição dos homenageados com os Prêmios Culturais 2019, seguida pelas eleições dos segmentos e novos representantes do CMPC para a gestão 2019-2021.

Chamada para estudos sobre Cultura segue aberta

Uma comissão técnica formada por membros do Conselho Municipal de Política Cultural (ligados à área acadêmica) irá selecionar até seis trabalhos em formato de resumo expandido (entre quatro e seis laudas) para serem apresentados no dia 04 de abril no I Seminário de Estudos Culturais de Ponta Grossa. Há seis eixos temáticos: Consumo cultural, Produção cultural, Comunicação e Cultura, Gestão e políticas públicas culturais, Patrimônio cultural e Economia criativa. Para avaliação serão considerados a relevância do estudo para a cidade e para as políticas culturais, a qualificação das conclusões apontadas e o uso do referencial teórico-metodológico apropriado.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de março, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. A homologação dos inscritos será publicada no dia 25 de março e o resultado final até o dia 29 de março. Após a leitura do edital, maiores informações podem ser sanadas no telefone 3220-1000 ramal 2085.

Prêmios Culturais

Para a definição dos homenageados com os Prêmios Culturais 2019, a Fundação Municipal de Cultura abriu um formulário para indicações por meio do site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura). Até o dia 31 de março a comunidade poderá sugerir nomes, justificando a sua importância para o setor cultural de Ponta Grossa no ano de 2018 (ou pelo conjunto da obra).

No ano passado foram homenageados o cantor Douglas Passoni com o Prêmio Jacob Holzmann de Música; o artista Saulo Pfeiffer com o Prêmio João Pilarski de Artes Visuais; a diretora e atriz Bianca Almeida com o Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro; a carnavalesca dona Carmelita com o Prêmio Roselei do Rocio Manoel de Artes Populares; o professor e escritor Adrian Clarindo com o Prêmio Anita Philipowski de Literatura 2018; o bailarino Luiz Henrique Romanek com o Prêmio Emma Sintani de Dança; e a assistente sociocultural Maria Czekalski com o Mérito Cultural Ribas Silveira. Foi entregue ainda o Prêmio Especial In Memorian aos familiares do radialista Aldo Mikaelli.