Correio dos Campos

ACIPG visitantes dos Estados Unidos e Chile

Encontro discutiu economia e investimentos entre os países
18 de março de 2019 às 19:38
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta segunda-feira (18) membros da Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) receberam a visita de pesquisadores três pesquisadores norte-americanos da University of Louisiana Lafayette, um da Universidad de Concepción, no Chile, além de um representante do governo do município de Lafayette. Além da troca de conhecimentos, a reunião teve como objetivo sondar o município para investimentos, como também, mostrar características de Lafayette para investimentos de brasileiros.

A reunião foi possibilitada pela professora Giovana Wiecheteck, docente do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Participaram da reunião os professores Terrence Chambers, Jonathan Raush e Gabriel Carranza (ULL) da University of Louisiana Lafayette e do professor Jorge Jiménez Del Rio, da Universidad de Concepción, no Chile. O encontro contou ainda com a presença de Robert Melanson, diretor de Comércio Internacional e Desenvolvimento do governo de Lafayette que fez uma apresentação para os empresários locais.

Melanson comenta que estado da Louisiana tem um lugar importante no cenário americano em relação as exportações, principalmente em relação ao petróleo, sendo Brasil o 3º país que mais importa, perdendo apenas para a China e para o México. “O turismo é o segundo maior gerador de empregos da Louisiana. A indústria de viagens e turismo é o 4º maior empregador no estado. Para cada US$ 1 gasto para atrair visitantes para Louisiana, o estado prevê um retorno de US$ 37 das receitas fiscais”, conta o representante do governo de Lafayette, que também comentou sobre outros setores da economia.

Os diretores da ACIPG comentaram sobre as potencialidades de Ponta Grossa nos setores agrícolas, industriais, de serviço e comerciais, como também o posicionamento logístico quanto ao Porto de Paranaguá e a capital Curitiba. Além disso, entregaram publicações que apresentam dados sobre a economia ponta-grossense. “Ponta Grossa passa por um momento singular para investimentos e reuniões como estas são importantes tanto para entendermos o funcionamento da economia em cidades de outros países, como o caso de Lafayette, como também para mostrarmos que vale a pena investir em Ponta Grossa”, salienta o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, que agradeceu a iniciativa da professora Giovana Wiecheteck, em possibilitar o encontro.

UEPG

A UEPG recebeu nesta segunda-feira (18) a primeira edição do Workshop ‘On Water, Energy, Environment and Health Nexus – o evento tratou da conexão entre água, energia, meio ambiente e saúde. As atividades foram realizadas no auditório do Nutead, no Campus de Uvaranas. Além dos participantes na reunião na ACIPG, outros pesquisadores renomados internacionalmente como da Argélia e Inglaterra, também participaram do Workshop.