Correio dos Campos

Instituições de Ponta Grossa lançam agenda cultural conjunta para 2019

O Ano das Conexões terá programação envolvendo Prefeitura de Ponta Grossa, UEPG, SESI E SESC
14 de março de 2019 às 17:18
(Divulgação)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Na manhã desta quarta-feira, 13 de março, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, o SESC e o SESI lançaram uma grande programação cultural conjunta para todo o ano de 2019, intitulado como o ‘Ano das Conexões’. O evento aconteceu no auditório do Centro de Música, para imprensa e convidados.

No lançamento, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, reforçou que o Ano das Conexões é uma parceria de diferentes instituições visando atingir o maior número de pessoas em Ponta Grossa. “Estamos extremamente contentes que várias entidades culturais que já atuavam em parceria agora estão se unindo para um grande ano da cultura em nossa cidade”, afirma Durante. As tratativas para esta programação conjunta iniciaram ainda em 2018 e envolveu diversos ajustes nas agendas, proporcionando um melhor aproveitamento dos eventos para o público.

“Esta é uma iniciativa bem viável para todas as instituições. Nós temos várias ações e projetos para este ano, além da continuidade de projetos desenvolvidos ano passado, trabalhando várias linguagens na área de cultura. Quem vai ganhar com essa união é toda a população de Ponta Grossa”, aponta Everson Furtado, Gerente da Unidade SESC Ponta Grossa. Para Robson Alexandre Gravena, Gerente da Unidade SESI Ponta Grossa, a união é uma forma de garantir uma agenda mais “completa e concisa para Ponta Grossa”.

Também estava presente no evento a Diretora de Assuntos Culturais da UEPG, Sandra Borsoi, que afirmou que será um ano muito importante para a cultura local, pois as instituições estão pensando coletivamente em diferentes tipos de fomento cultural e de veiculação para a comunidade. “Isso se torna extremamente importante, porque as agendas não se sobrepõem e trabalhamos em prol da comunidade. É muito positivo ter uma agenda que pense a comunidade e não uma agenda que pense a instituição apenas”, conclui.

A programação

Ao todo serão aproximadamente oito grandes eventos na área da música, nove no teatro, quatro na literatura e dois no cinema. Ao longo do ano irá passar por Ponta Grossa o Palco Giratório e a 38ª Semana Literária do SESC, o Circuito Cultural SESI, o 11º Festival de Música, o 5º Festival Nacional de Contadores de Histórias, o 8º Flicampos, o 16º Festival Paranaense de Taiko, o 2º Festival Expressão Afro, as mostras de Cinema Nacional e Nueva Mirada (cinema infantil), além do Festival Universitário da Canção (FUC) e Festival Nacional de Teatro (FENATA), entre outros.

Ponta Grossa terá oito festivais de diferentes áreas, como música, teatro, contação de histórias, literatura e cultura afro. Também integra a agenda do Ano das Conexões a programação do Coro Cidade de Ponta Grossa, Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Banda-Escola Lyra dos Campos e o Grupo de Teatro de Ponta Grossa. Entre as ações continuadas destacam-se o Leitura de Sobremesa, as exposições da Galeria Proex, o Sexta às Seis e o Música na Chaminé, entre outras.