Correio dos Campos

Em Ponta Grossa, 4,2 mil alunos são avaliados na ‘Prova Paraná’

Secretaria Municipal de Educação aderiu voluntariamente ao exame, uma vez que possui modelo próprio de gestão dos anos iniciais do Ensino Fundamental
13 de março de 2019 às 19:17
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Cerca de 4,2 mil alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Ponta Grossa, realizaram nesta quarta (13) a Prova Paraná, aplicada pelo Governo do Paraná para avaliar as crianças nas disciplinas de Matemática e Português. Os alunos tiveram duas horas para responder às questões.

Foi a primeira vez que a prova foi aplicada. A Secretaria Municipal de Educação (SME) aderiu voluntariamente à avaliação, uma vez que possui modelo próprio de gestão para os anis iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). “Nós não poderíamos ficar de fora, apesar de fazermos nossa própria gestão, pois a avaliação é mais um instrumento para a melhoria da qualidade do ensino público em nosso Estado, pela qual trabalhamos muito, todos os dias”, avalia a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli.

Os estudantes enfrentaram 20 questões de cada disciplina, conforme o nível de cada série. A correção será feita online, por meio de um aplicativo fornecido pela Secretaria Estadual de Educação. A tecnologia, que permitirá uma rápida correção, fará a leitura do cartão de respostas através do scanner do celular.

Em todo o Paraná, mais de 600 mil alunos das redes estadual e municipais estão participando da avaliação. Participam estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de educação, dentro do acordo de cooperação com 397 municípios, do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º e 3º anos do Ensino Médio.