Correio dos Campos

“Passe Verde” incentiva troca de material reciclável por passagem de ônibus grátis

Com o programa, 4 kg de material reciclável são convertidos em uma passagem
8 de março de 2019 às 18:43
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Na manhã desta sexta-feira (08), o prefeito Marcelo Rangel anunciou novidades para o “Passe Verde”: a partir de agora, 4 kg de material reciclável são suficientes para trocar por uma passagem de ônibus do transporte coletivo. O programa, que iniciou no mês de fevereiro e é um complemento do Feira Verde, é uma ação pioneira. Ponta Grossa é o primeiro município do Brasil a promover a troca de material reciclável por passagens do transporte público.

O objetivo da mudança, de acordo com Marcelo Rangel, é movimentar ainda mais o programa Passe Verde. “Ao diminuir a quantidade mínima de 8 para 4 kg de material reciclável, assim como acontece na troca de alimentos, mais pessoas vão ter o direito e o acesso a passagens grátis”, afirmou. Além de fornecer uma nova forma de adquirir os bilhetes de transporte, acrescenta o prefeito, a iniciativa contribui para a educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância em reciclar materiais que iriam para o aterro municipal. “Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e a população, que colabora ambientalmente com o município, gerando economia, que é retribuída através do Passe Verde”, complementou.

Para o secretário da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Ivonei Afonso Vieira, a proposta vem para complementar o trabalho já realizado pelo programa. “O Passe Verde tem um grande cunho social e beneficia, principalmente, os trabalhadores informais, que precisam de locomoção ao centro da cidade, às Unidades Básicas de Saúde e para aqueles que ainda não possuem benefícios no transporte público”, afirma.

Como realizar a troca?

Ao todo, 153 pontos de troca estão distribuídos em todo o município de Ponta Grossa e que seguem um calendário de atendimento, que pode ser acessado no link. Para gerar créditos de passagem no transporte coletivo, o usuário precisa comparecer a um dos pontos de troca com o material reciclável e em posse do cartão de transporte verde. São aceitos todos os tipos de materiais e, também, pneus.