Correio dos Campos

Prefeitura realiza treinamento para profissionais do programa Mais Médicos

28 de fevereiro de 2019 às 00:28
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta quarta-feira (27) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reuniu todos os novos profissionais do programa Mais Médicos para realizar uma capacitação com a intenção de atualizar e trocar informações sobre o protocolo e avaliação em ortopedia. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, cerca de 50 médicos participaram das palestras e orientações. As palestras ministradas foram realizadas pelo supervisor de fisioterapia do município, Fabiano Swiech Ciesielski e pelo Dr. Marcos Tenório Gomes especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Este protocolo é um instrumento de ordenação do fluxo de encaminhamento dos pacientes com patologias ortopédicas entre os níveis de complexidade assistencial, orientando os atos profissionais que fazem parte dos protocolos clínicos. “Para que o Complexo Regulador funcione são necessários protocolos que determinem os critérios de encaminhamento que são seguidos pelos profissionais de saúde e reguladores. A soma do Complexo Regulador, protocolo e atualizações tornam os encaminhamentos dos pacientes mais eficientes e assertivos”, destaca o supervisor de fisioterapia Fabiano Swiech Ciesielski.

Com a adoção do novo protocolo foi possível alcançar resultados positivos, entre eles a FMS zerou a fila de consulta para ortopedia. “Um dos resultados é a fila de ortopedia estar zerada no momento, que era de aproximadamente 3 mil pacientes, mas não somente isso, ocorreu a redução do uso de medicação e principalmente melhora na qualidade de vida devido aos serviços ofertados pelo Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), por exemplo, grupos de controle da dor, reeducação postural e grupos de atividade física”, explica Fabiano. Todas as medidas são tomadas com critérios de encaminhamento estabelecidos em protocolo e ordenados através do Sistema de Regulação.