Correio dos Campos

Serviço abre inscrições para novos cadastros a partir de amanhã (27)

26 de fevereiro de 2019 às 16:22
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O serviço Família Acolhedora, realizado pela Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) em parceria com a Vara da Infância e Juventude, consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. As inscrições para seleção das novas famílias iniciam amanhã (27) e seguem até dia 29 de março.

“A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento”, destaca a coordenadora do Serviço, Lucélia Andrade Shmigel.

O objetivo principal é proporcionar à criança e adolescente em situação de violação de direitos, em que haja necessidade de afastamento da família de origem, o acolhimento em casas de famílias da comunidade, assegurando o direito fundamental da convivência familiar e comunitária, previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). “Diante dessa situação dramática, o acolhimento em famílias acolhedoras, tem se constituído numa alternativa mais humanizada, que permite à criança e adolescente acolhidos tenham um atendimento individualizado, cercado de afeto e cuidados. Ponta Grossa, por meio do serviço de acolhimento em família acolhedora, tem buscado inverter a lógica do acolhimento institucional”, explica a presidente da Faspg, Simone Kaminski.

O acolhimento em Família Acolhedora é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta (adoção). O serviço conta hoje com equipe técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga.

Quem tiver interesse em fazer parte da seleção das famílias pode entrar em contato através do 3220-1000, ramal 2190, ou diretamente no departamento de Proteção Social Especial, no serviço de Acolhimento Família Acolhedora, das 9h às 17h. A equipe técnica passará todas as informações e documentos necessários.