Correio dos Campos

Prefeitura abre quarenta vagas para dois cursos de qualificação gratuitos

22 de fevereiro de 2019 às 18:10
(Divulgação/PMPG)

Millena Sartori/Ponta Grossa – A Sala de Qualificação Profissional da Prefeitura de Ponta Grossa anunciou, nesta sexta-feira (22), a oferta de dois novos cursos de capacitação que serão oferecidos gratuitamente à população. São eles: “Manutenção em Refrigeração Comercial e Instalação de Câmaras e de Instalação” e “Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado”. As inscrições serão abertas na próxima semana, de segunda (25) a quarta-feira (27) e devem ser feitas pessoalmente no Paço Municipal.

Conforme explica a diretora de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, a escolha dos cursos foi feita devido à demanda. “Com a onda de calor os equipamentos de ar-condicionado são mais usados e acabam precisando mais de manutenção também. Queremos oferecer esta oportunidade que deve beneficiar o trabalhador, dando a ele a chance de uma nova renda, e a comunidade, que passa a contar com uma nova oferta de mão de obra qualificada”, aponta Kelyn.

Os cursos fazem parte do projeto “Três Eixos do Conhecimento”, que desde o ano passado oferece aulas gratuitas em unidades móveis do Senai – instituição contratada pelo Município para ministrar as aulas. Desta vez, o investimento da Prefeitura é de quase R$ 11,7 mil e as aulas devem iniciar no dia 6 de março (quarta-feira).

No ano passado a Sala de Qualificação Profissional certificou mais de 9 mil pessoas através de investimentos que totalizaram cerca de R$ 740 mil. “É a primeira vez que a Prefeitura oferta estes temas em cursos. A partir de março anunciaremos novas oportunidades gratuitas para a comunidade”, anuncia a diretora do setor.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas de segunda (25) a quarta-feira (27) pessoalmente na Sala de Qualificação Profissional, que atende no quarto andar da Prefeitura Municipal. Os interessados devem apresentar seus documentos pessoais (RG e CPF) e entregar seu currículo para a triagem. Podem se candidatar maiores de 18 anos e com escolaridade mínima de ensino fundamental. Para mais informações, o telefone para contato é 3220-1000, ramal 1370.

O curso relacionado à refrigeração comercial será ministrado no turno vespertino, das 13h30 às 17h30, e tem carga horária de 80 horas, enquanto o curso relacionado à ar-condicionado será realizado durante a noite, das 18h30 às 22h30, e tem carga horária de 60 horas. As unidades móveis estarão estacionadas no pátio da sede do Senai (Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, 1050, Vila Estrela).