Correio dos Campos

Zampieri cobra ação do Estado para evitar aumento da tarifa de ônibus em PG

Vereador defende que novo aumento na tarifa de ônibus prejudicará parte considerável da população e cobra "tratamento igualitário" por parte do Governo do Estado
14 de fevereiro de 2019 às 19:47
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O vereador Ricardo Zampieri (PSL) quer que o governador Ratinho Junior (PSD) avalie a possibilidade de subsidiar o transporte público em Ponta Grossa – o Governo do Estado já realiza o subsídio do serviço em Curitiba e região metropolitana. A proposta de Ricardo tem como objetivo evitar um novo aumento na tarifa de ônibus da cidade – o pedido de reajuste já foi protocolado pela Viação Campos Gerais (VCG).

Ao citar o caso do subsídio concedido pelo Governo do Estado ao transporte em Curitiba, Ricardo destaca a votação expressiva de Ratinho obtida em Ponta Grossa. “O governador [Ratinho] foi muito bem votado aqui na cidade e também na região e ele é um gestor de todo o Estado e não um segundo prefeito de Curitiba. Acredito que nossa cidade também merece essa atenção”, avalia o vereador.

Ricardo aponta para a possibilidade do Governo do Estado subsidiar o transporte coletivo em Ponta Grossa e cobra igualmente no tratamento concedido por parte do Governo do Estado. “Se Curitiba e a região metropolitana têm esse subsídio, acredito que também possamos discutir isso. Somos pagadores de impostos assim como eles e merecemos atenção. A população não aguenta mais pagar tão caro na tarifa”, conta o vereador.

Zampieri aproveitou para ressaltar que, no âmbito do Legislativo, segue cobrando transparência e fiscalizando a Viação Campos Gerais (VCG), empresa prestadora do serviço. “Não se trata de dar dinheiro para a VCG, mas sim de aliviar o bolso do pontagrossense que já paga uma tarifa muito cara para a qualidade do serviço prestado”, aponta o vereador.

Ricardo salienta ainda que a população tem sido “sacrificada” com uma série de mudanças no sistema, como o corte de linhas e horários, para que a tarifa não suba significativamente. “O povo que usa o sistema tem sofrido com essas mudanças. Por isso, acredito que um subsídio seria uma boa saída até que um novo contrato seja discutido nos próximos anos”, sugere o parlamentar.

Valores e reajuste

Atualmente a tarifa de ônibus é de R$ 3,80 em Ponta Grossa – a modernização da frota e a diminuição no número de passageiros são alguns dos indícios apontados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) para o constante crescimento no valor da passagem.