Correio dos Campos

Acadêmicos de Direito da UniSecal realizam projeto de extensão da Justiça Restaurativa

Atividade é realização do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da UniSecal
14 de fevereiro de 2019 às 14:53
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira, 13 de fevereiro, os acadêmicos do 2ºA e 3ºA matutino, e do 7ºB noturno, do curso de Direito da UniSecal, participaram do projeto de extensão ‘Justiça Restaurativa Institucional’. A atividade foi ministrada pela professora e coordenadora da graduação de Direito, Renata Young Blood, juntamente com a colaboração de professores e alunos da graduação. O ‘Círculo e Construção de Paz’, segundo Renata, visa unir pessoas e, por meio do diálogo coletivo, possam construir juntas soluções para as suas necessidades.

Durante a atividade, cada aluno teve a chance de falar sobre os assuntos que eram colocados em discussão, sem haver interrupções ou questionamentos. Dessa forma, todos os envolvidos tiveram a oportunidade de serem ouvidos, entender e se colocar no lugar do outro. Sobre a importância do projeto, Renata comenta que o melhor profissional é aquele que é um melhor ser humano. “Essa metodologia permite que o acadêmico possa se conhecer mais e também entenda melhor a outra pessoa. Então, o círculo faz com que as relações sejam mais saudáveis e os alunos produzam mais, já que eles estão mais unidos”, explica a professora.

Alunos aprovam experiência

O acadêmico do 2º período, João Ricardo Siqueira de Araújo afirma que o ‘Círculo’ contribuirá com a sua formação. “Foi importante para estarmos nos conectando, aprendendo coisas novas, compartilhando experiências e estar a par dos sentimentos de nossos colegas, para que possamos crescer juntos”, ressalta Araújo.

Já para a estudante do 3º período, Gisele Fátima Henrique da Silva, a atividade foi de grande relevância para a construção da relação entre os alunos. “A experiência realizada em classe foi algo surpreendente. Frisar o quanto é importante e necessário o respeito com o próximo, refletir sobre as diversidades de vidas, pensamentos e histórias. Muita gratidão por fazer parte da UniSecal, pois é mais que uma instituição de ensino superior, é uma família”, enfatiza a acadêmica.

Com realização do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o projeto de extensão tem como objetivo preparar a UniSecal para se tornar um Centro Universitário Restaurativo, já que a atividade ocorreu com todos os funcionários da instituição e agora pretende ser levada para todos os acadêmicos.

O que é a Justiça Restaurativa?

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça Restaurativa se trata de um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima. Na prática existem algumas metodologias voltadas para esse processo.

A prática do ‘Círculo e Construção de Paz’ pode ser realizada onde há relação humana. Com os alunos da UniSecal, a atividade foi um círculo de relacionamento, mas pode ser utilizada em conflitos, celebração, construção de diretrizes, entre vários outros, sempre com o objetivo de unir pessoas e que elas, a partir do diálogo, possam construir juntas soluções.