Correio dos Campos

Fundação de Cultura abre inscrições para novos alunos da Banda Lyra

Serão 41 vagas no total; interessados podem se inscrever até o dia 21 de fevereiro
11 de fevereiro de 2019 às 18:24

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Cultura abrem nesta terça-feira, 12 de fevereiro, as inscrições para o teste seletivo que irá selecionar os novos alunos da etapa inicial da Banda-Escola Lyra dos Campos. Poderão se inscrever candidatos de 9 a 14 anos de idade, com ou sem conhecimento musical. Ao todo são 16 vagas para quem não tem conhecimento musical (Iniciação Musical 1) e 25 vagas para os candidatos que já possuem conhecimento musical (Iniciação Musical 2), divididos entre 11 instrumentos. As inscrições seguem até o dia 21 de fevereiro.

A etapa inicial, conhecida como ‘Escola da Banda’, é a preparação obrigatória para os alunos integrarem o grupo principal da Banda-Escola Lyra dos Campos. Os alunos aprovados terão três aulas semanais, sendo duas aulas práticas e uma aula teórica, todas ofertadas de forma gratuita e sem a necessidade de possuir instrumento musical. Aqueles que necessitarem de transporte coletivo receberão, mediante comprovação de endereço, dois vales transporte por aula.

“A Banda Lyra possui 66 anos de história e tem sido responsável pela formação musical de milhares de alunos ao longo deste tempo, com grande parte deles seguindo a carreira musical Brasil afora. Ponta Grossa deve se orgulhar desta rica instituição musical, pois é uma raridade nos dias de hoje uma Prefeitura poder manter um grupo como a Lyra, oferecendo aulas gratuitas e ainda incentivando a permanência dos alunos com vale-transporte e, no caso do grupo principal, com bolsas de estudos”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

A ficha de inscrição está disponível em www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura, que deve ser preenchida corretamente e entregue na secretaria da Banda-Escola Lyra dos Campos (no Centro de Música, ao lado da Biblioteca) até o dia 21 de fevereiro, no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h. A secretaria da Banda não se responsabilizará pelo fornecimento de ficha de inscrição impressa ou pela fotocópia dos documentos necessários para a inscrição do aluno.

Os testes seletivos para os que declararem não possuir nenhum conhecimento musical serão no dia 28 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, composto por uma prova de percepção musical e uma entrevista. Para os que já tiverem conhecimento musical, as provas serão no dia 01 de março, das 13h30h às 17h30, momento em que terão que executar uma peça de livre escolha e uma leitura básica de primeira vista de teoria musical, além da entrevista. O resultado final será divulgado no dia 06 de março.

O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. Após a leitura do edital, eventuais dúvidas poderão ser sanadas no telefone 3220-1000, no ramal 2298.