Correio dos Campos

Assessor da CNBB fala sobre políticas públicas

Tema da Campanha da Fraternidade será detalhado em formação
8 de fevereiro de 2019 às 19:26
Íria lembra que as reflexões sobre a importância e necessidade das políticas públicas vão ter maior ênfase durante o tempo de Quaresma. (AssCom Diocese de Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – Durante a Quaresma, a Igreja Católica tem chamado a atenção, ano após ano, para as questões sociais por meio da Campanha da Fraternidade. Em 2019 a campanha terá início no dia 6 de março e terá como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, com o lema ‘Serás libertado pelo direito e pela Justiça’. Uma formação para agentes das pastorais sociais e de algumas ramificações que trabalham com a promoção da dignidade humana, além de catequistas acontecerá neste domingo (10), na Casa Diocesana de Evangelização São Paulo Apóstolo. A capacitação trará para a Diocese de Ponta Grossa o assessor da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Antonio S. Evangelista, o Toninho Evangelista.

A formação se estenderá das oito às 17 horas, e deverá envolver 150 pessoas. A coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Íria Portela, conta que o assessor é Mestre em Bioética pela Universidade São Camilo, tem pós-graduação em Fé e Política pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, em Ciência Religiosa pela PUC Campinas e Psicologia pela Universidade São Francisco. ”Ele vai explicar o que é a política pública, como surgiu o tema da campanha, como ela foi motivada e qual a sua necessidade, tudo baseado na Doutrina Social da Igreja e também no texto bíblico de Mateus 25”, adianta Íria. A ênfase da formação é a cidadania. “Toninho vai nos falar sobre o que é ser cristão e cidadão, vai nos provocar para agir em relação as políticas públicas, sem direcionar para a política partidária”, destaca.

Conforme Íria Portela, o assessor vai conciliar a política com a fé. “Política e fé andam juntas sim. A política tem um contexto próprio que, às vezes, é deturpado um pouco. Não tem nada a ver com política partidária, e, sim, com asseguridade de direitos. Política pública é o meio do cristão buscar a justiça para que as pessoas mais vulneráveis tem voz e vez”, complementa a coordenadora. Na segunda-feira, o assessor da CNBB dará uma capacitação especial para o clero. A formação se estende das 9 às 12 horas, no Espaço Cultural Sant’Ana. Também serão realizadas formações setoriais para atender os agentes das paróquias de outras cidades da Diocese.