Correio dos Campos

Recolhimento de recicláveis cresce 65% com ampliação da coleta seletiva

Serviço teve início em 2016 e foi ampliado em 2018, garantindo a cobertura da coleta seletiva em todos os pontos da cidade
6 de fevereiro de 2019 às 15:52
Todo material reciclável é destinado às associações de recicladores, em vez de ir para aterro com o resíduo orgânico. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desde 2016, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realiza coleta seletiva na modalidade ‘porta a porta’, como forma de garantir o descarte adequado de materiais recicláveis na cidade. Mas com a ampliação do serviço em junho do ano passado, aumentando de cinco para 22 o total de setores contemplados com esta modalidade de coleta, foi registrado um crescimento de 65% no montante de material destinado às associações de recicladores, entre junho e dezembro do último ano.

“Antes mesmo da ampliação do sistema porta a porta, a coleta seletiva já contemplava 100% do Município. Mesmo os bairros que ainda não contavam com a passagem do caminhão podiam garantir a destinação correta dos resíduos através do descarte dos recicláveis nos PEVs, instalados próximos a escolas e Cmeis, mercados e diversos pontos na região central de Ponta Grossa. O importante é conseguirmos garantir a destinação correta de quantidade cada vez maior de recicláveis, impedindo que este material se misture aos resíduos orgânicos e acabe em aterro”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Antes da ampliação dos setores, a coleta seletiva destinava cerca de 80 mil quilos por mês, em média, de materiais às associações, montante que chegou a mais de 132 mil quilos somente no mês de dezembro. Com a ampliação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conseguiu destinar, ao total, mil toneladas de recicláveis em 2018 às associações, considerando somente a coleta seletiva na modalidade porta a porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) na cidade. Hoje a coleta contempla cerca de 220 mil habitantes, representados em 80 mil habitações ou comércios.

“Para a ampliação, fizemos um estudo junto à concessionária prestadora do serviço e identificamos que existia a possibilidade de otimizar os trajetos realizados pelos caminhões, que a coleta seletiva porta a porta poderia ser melhor aproveitada. Diminuímos a frequência em setores onde havia pouca demanda e remanejamos para regiões que ainda não contavam com a passagem do caminhão”, detalha Barros.

Próximos passos

A Secretaria de Meio Ambiente também trabalha com novos investimentos na área da coleta seletiva, com a aquisição de novas prensas e equipamentos, para automatizar o trabalho nas associações, e também estuda a abertura de uma nova associação de recicladores na cidade, identificando haver demanda de resíduos e de trabalhadores.

Condomínios

Condomínios geradores de material reciclável interessados em integrar o circuito de coleta seletiva do Município já podem se cadastrar no site da SMMA para integrar o circuito dos caminhões de coleta seletiva. Além da inclusão do condomínio, a Secretaria também realizará um trabalho de conscientização junto aos conjuntos habitacionais cadastrados, com orientações sobre a melhor forma de condicionamento dos resíduos e também que tipo de materiais podem e devem ser encaminhados para a reciclagem. O cadastro deve ser efetuado no site da Secretaria de Meio Ambiente, com o preenchimento de informações básicas e de contato do condomínio e do síndico ou responsável.

Saiba mais

Quer saber quais são os bairros contemplados ou como descartar algum resíduo? Confira as informações no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.