Correio dos Campos

Guarda Municipal assumirá segurança e fiscalização do Aeroporto

Convênio que será firmado entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) e a Polícia Federal qualifica e amplia funções da Guarda Municipal no Aeroporto Sant`Anna
6 de fevereiro de 2019 às 19:39

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) deve ampliar, nos próximos meses, a atuação da Guarda Municipal (GM) no Aeroporto Sant`Anna. Isso porque o município deve firmar ainda em fevereiro um convênio com a Polícia Federal (PF) para a qualificação de guardas municipais, que passarão a desempenhar funções não só de segurança, mas também de fiscalização no local.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, a iniciativa é inédita no país e prevê a ação da Guarda Municipal em diversas situações no aeroporto. “Em nenhum aeroporto do Brasil isso acontece, o primeiro será aqui na cidade. Com isso a Guarda Municipal vai fazer o atendimento em todo o aeroporto, inclusive no embarque e desembarque de produtos perigosos, armamentos, revista em bagagens, etc, exatamente como a PF executa os trabalhos em um grande aeroporto”, explica Lovato.

O delegado-geral da Polícia Federal em Ponta Grossa, José Roberto Peres, ressalta que com a implementação do “convênio, a Guarda Municipal vai desempenhar todo o papel que a Polícia Federal desempenharia no tocante à segurança do aeroporto, e isso inclui o embarque armado, inclui também todas as demais diligências relacionadas a segurança interna do aeroporto”.