Correio dos Campos

Stocco propõe trajeto para ciclofaixa no Centro de PG

5 de fevereiro de 2019 às 18:16

COM ASSESSORIAS – O vereador Geraldo Stocco (REDE) apresentará ao Poder Executivo a sugestão de uma nova ciclofaixa em Ponta Grossa. Defensor dos debates ligados à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade, o parlamentar quer que a Prefeitura implemente uma ciclofaixa saindo do Terminal Central de Ônibus com destino ao Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A sugestão de Stocco será enviada à Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), órgão responsável pelo setor. O vereador lembra que Ponta Grossa ainda sofre com a carência de espaços do tipo. “Tivemos um avanço na região de Uvaranas com a faixa compartilhada da Dom Geraldo Pellanda. Mas quero que a cidade tenha mais lugares e opções para os ciclistas”, conta Stocco.

O parlamentar sustenta que há possibilidade para realizar a nova ciclofaixa que passaria pelo Calçadão Coronel Cláudio e subiria a avenida Bonifácio Vilela, até o Campus Central da UEPG. “Muitos trabalhadores fazem esse trajeto para passar pelo Centro. É uma via movimentada e poderíamos proteger nossos ciclistas com a criação desta ciclofaixa”, conta o vereador.

Defensor do incentivo do ciclismo como forma de amenizar os problemas da cidade com o excesso de carros, Stocco lembra que a medida busca garantir benefícios para motoristas e ciclistas. “Temos hoje um excesso de carros e uma falta de proteção para quem opta pela bicicleta como meio de transporte. Estamos em uma situação em que é urgente agir e evitar que o cenário piore”, conta.

Recursos para ciclofaixas

O vereador da Rede Sustentabilidade apresentou ao Poder Executivo uma proposta para que a Prefeitura destinasse 1% dos R$ 60 milhões financiados com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de ciclofaixas e ciclovias. “Claro que é importante para o município avançar em pavimentação, mas também é vital diversificar nossos meios de locomoção e defendo que haja investimento para garantir a segurança dos ciclistas na cidade”, avalia o vereador.