Correio dos Campos

Prefeitura dá andamento à instalação do PAPI e IFR no Aeroporto Sant’Ana

Trata-se um conjunto de luzes e regras de voo que ajudam o piloto a pousar, garantindo mais segurança nas movimentações do Aeroporto Sant’Ana
9 de janeiro de 2019 às 17:37
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde de hoje (9) o prefeito Marcelo Rangel cumpriu agenda na capital, Curitiba. Algumas das suas atividades foi protocolar a documentação para liberação da instalação do PAPI (do inglês, Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação), equipamento de auxílio visual que fornece informações de orientação para proporcionar mais segurança aos pousos. E também para tratar de ajustes para instalação do IFR ou Regras de Voo por Instrumentos (do inglês Instrument Flight Rules), que será protocolado na próxima segunda-feira (14). A reunião aconteceu com o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi.

“O PAPI consiste em luzes que ajudam o piloto a pousar: conforme ele vai se aproximando as luzes vão acendendo para que ele possa enquadrar a aeronave de forma correta”, exemplifica o superintendente do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana (PGZ), Victor Hugo de Oliveira. A ferramenta foi adquirida sem custos ao Município, já que a sua compra foi uma contrapartida da cessão de um espaço à Agrocete Indústria de Fertilizantes.

Já o objetivo do IFR é de permitir ainda mais segurança em condições adversas, e que também seja ampliada a oferta de voos comerciais. Segundo o prefeito e secretário da pasta que administra o aeródromo, Marcelo Rangel, a Azul Linhas Aéreas, que hoje disponibiliza voos quatro vezes por semana para Campinas/SP, já garantiu a expansão da sua operação. “Com a garantia da IFR e o sistema de instrumentos em operação poderemos ter, a partir de março, dois voos diários rumo a Campinas – um de manhã, por volta das 9 horas, e outro de noite, próximo às 19 horas. Também estamos desenvolvendo um plano de estudo para viabilizar linhas para outros destinos”, conta Rangel.