Correio dos Campos

Vereadores sugerem melhorias no ‘Portal da Transparência’

Felipe Passos e Dr. Magno querem a inclusão de dados como relação de servidores, justificativa do pagamento de horas extras e uso de veículos e combustíveis da Câmara
20 de dezembro de 2018 às 20:20
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As investigações sobre gastos de servidores da Câmara de Ponta Grossa resultaram na criação de uma proposta de resolução por parte dos vereadores Felipe Passos (PSDB) e Dr. Magno (PDT). Os dois apresentaram durante a semana algumas sugestões de mudanças no ‘Portal da Transparência’ do Legislativo Municipal.

Entre as propostas estão a inclusão de dados a respeito do trabalho de servidores, como gastos com horas extras e a divulgação do cartão-ponto de cada um deles. Os vereadores também desejam que sejam apresentados no sistema a utilização dos veículos da Câmara, a finalidade e também o gasto com combustível, multas recebidas, motorista infrator e responsável pelo pagamento das mesmas. As despesas pagas pela Câmara com viagens deverão apresentar comprovantes, detalhamento dos gastos referentes a correspondências e fotocópias utilizadas por gabinete parlamentar completam a lista de ‘exigências’.

O pedido dos vereadores é que os dados sejam divulgados gastos individuais em até três dias após as despesas, enquanto os dados de servidores possam estar à disposição em 30 dias.

Para Felipe Passos, o objetivo da proposta é trazer mais transparência às atividades da Câmara. “O dever do vereador é fiscalizar o uso do dinheiro público em vista de diminuir as ‘brechas’ para má utilização e gestão do mesmo. Então acredito que a própria Câmara deve dar o exemplo de como vem utilizando essas verbas juntos aos servidores e deixando todos os gastos às claras”, explica. Passos ainda explica que a resolução atual referente à transparência está defasada, já que foi redigida há oito anos.