Correio dos Campos

Unidades de Saúde realizam atividade de conscientização sobre câncer de pele

18 de dezembro de 2018 às 18:52
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir de 2018, o último mês do ano passará a ser conhecido como ‘Dezembro Laranja’, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolverá atividades de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de pele. Na semana passada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Carlos de Araújo, localizada no bairro Cará-Cará, iniciou as ações com a comunidade.

Durante todo o dia a equipe da UBS recebeu os pacientes de forma diferente, todos os usuários que foram até a estrutura de saúde receberam folders e orientações sobre a doença. “Foi mais uma maneira de fazer com que a população tenha consciência da importância dos cuidados com a pele. E que, às vezes, uma mancha pode ser sinal de algo mais grave, por isso temos que tomar cuidado sempre e conhecer o nosso corpo”, destaca a enfermeira da UBS, Ágatha Karina Xavier de Barros.

Os cânceres de pele são os mais incidentes no Brasil, cerca 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células que compõe a pele e por isso podem originar diversos tipos de câncer de pele. “Usar protetor solar é uma das medidas que devem ser feitas todos os dias, a população deve o hábito de passar o produto pelo menos duas vezes por dia. Tomar cuidado com as exposições indevidas com os raios ultravioletas, principalmente próximo ao 12h, também é maneira de se proteger”, comenta a enfermeira.

Outras ações também serão realizadas pela SMS, nesta quinta-feira (20), por exemplo, o programa Quintas da Saúde, transmitido ao vivo na rede social da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, falará sobre o tema com a população. A médica Rossani Klein estará à disposição para tirar as dúvidas da comunidade, ás 10h.

O ‘Dezembro Laranja’ foi instituído através da Lei Municipal 12.995 de 04/12/2017 da Câmara Municipal de Ponta Grossa da vereadora Professora Rose.