Correio dos Campos

Usuários do Caps realizam exposição de fotos

Atividade faz parte do tratamento realizado dentro do serviço
17 de dezembro de 2018 às 18:38
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – “Me sinto outra pessoa hoje, a cada dia que passa estou melhorando. Participo das atividades realizadas aqui, almoço e escuto tudo que os profissionais me falam. Morei nas ruas por cinco anos por causa do meu vício, mas já voltei a trabalhar e a ter uma vida mais normal ”, esta é a fala de um dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps- AD), senhor Wenceslau Braz Ramos, 57 anos.

É por essas e outras falas que a equipe de profissionais do Caps-AD elabora atividades durante o ano para os usuários. Cerca de 300 pessoas, por mês, passam pelo atendimento desta estrutura, todas são recebidas por encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por demanda espontânea, onde o próprio usuário procura o serviço. Elas participam de projetos e um deles foi realizado na tarde de hoje (17), uma exposição de fotos.

O trabalho foi feito para retratar algumas cenas das propostas realizadas durante este ano. O grupo terapêutico que fomentou essas práticas chama-se “Socialização e Exploração de Território”. “Este grupo iniciou em 2018 e fazem reuniões no Caps e fora dele para se integrarem por meio de dinâmicas e também para programarem as atividades externas. Quinzenalmente colocavam em prática ações como passeios, esporte e lazer, tudo acompanhando pelos profissionais”, comenta a coordenadora do Caps-AD, Fernanda Berard. “Eu gosto muito de participar, me sinto vivo e feliz, fiz esporte, conversei, fiz novas amizades e tudo porque um conhecido me indicou o trabalho que fazem aqui. Estou conseguindo me erguer e vou continuar frequentando e participando das atividades. A exposição mostrou como eu estava feliz nestes dias”, comemora Wenceslau.

Para a coordenadora do Centro, as ações desenvolvidas em conjunto com outras atividades contribuem para o amadurecimento do paciente. “As experiências geradas pelo grupo contribuíram para o amadurecimento do protagonismo dos pacientes e com o processo de Reabilitação Psicossocial. O atendimento prestado é gratuito e visa tratamento relacionado ao uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas”. Ela ainda fala que os atendimentos, geralmente, são em grupo, visando a Reabilitação Psicossocial. Possuem objetivos que amparam o projeto terapêutico personalizado de cada paciente e que devem integrar as diversas esferas da vida da pessoa: biológica, social, psicológica. “Por esse motivo, a equipe que integra o serviço atua numa dinâmica transdisciplinar de forma a enriquecer o repertório saudável da vida da pessoa vista como um todo”, explica a coordenadora.

O Caps AD atende de segunda a sexta-feira e fica localizado na rua Rio Grande do Sul – 400, Órfãs.