Correio dos Campos

Alunos do município recebem poupança em prêmio do Sicoob

Redação e Desenho renderam a alunos cadernetas de poupança no valor de R$ 300 em Concurso Cultural
13 de dezembro de 2018 às 09:40
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Instituto Sicoob premiou, nesta quarta (12), dois alunos das escolas públicas municipais por produções realizadas no concurso cultural organizado pelo grupo durante o ano de 2018, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Após diversas atividades desenvolvidas nas escolas, o concurso selecionou o melhor desenho e a melhor redação entre os alunos da região. Os dois receberão uma caderneta de poupança no valor de R$ 300,00.

Foram contemplados os alunos Samuel Lincoln Kingerski Maselko, aluno da professora Aline Hess da Silva, no 3º ano da Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano – na categoria Desenho – e Maria Carolina Mendes Ferreira, aluna da professora Ana Paula Besten, no 5º ano da Escola Municipal Prefeito Dr. José Pinto Rosas – na categoria Redação.

A ideia é difundir o conceito de cooperação para crianças do Ensino Fundamental das escolas. Por meio do concurso, o instituto busca envolver as escolas, alunos e comunidade, fortalecendo a cultura da cooperação e incentivando os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos, relacionados ao conceito de cooperativismo.

“Eu fiz um mundo sendo construído, com muitas árvores e muitos personagens ajudando a construir. Um trabalho em equipe”, declarou o menino Samuel, autor do melhor desenho. A mãe dele, Dayane Kingerski, comemorou a vitória do filho. “É uma emoção muito grande, pois é algo que a gente não espera. E vir assim, do filho da gente, é um orgulho muito grande”, diz a mãe.

Maria Carolina, melhor redação, escreveu sobre como o cooperativismo pode ajudar. “No texto eu quis dizer que o cooperativismo é uma forma de a gente ajudar as pessoas. O que eu consegui escrever é algo que eu vou levar para a minha vida. Meus familiares sempre me dão livros para ler, e eu gosto muito, especialmente de poesia”, narra ela. Ronice Mentes, mãe da Maria Carolina, comenta que sempre incentivou a leitura da filha. “Sempre lemos muito, incentivamos, ela sempre ganhou muitos livros de presente”, conta. “Ela gosta de leitura, vai a livrarias, na feira do livro. É uma coisa que vem de casa. E na escola ela é muito dedicada, tira sempre 100, nos orgulha muito”, disse a mãe.

Everton Zarpelon, gerente Sicoob, comentou a qualidade dos trabalhos selecionados. “O principal sentimento é de orgulho pelo trabalho que foi feito, pela qualidade do trabalho dos alunos. Percebemos que há todo um trabalho realizado pelos professores, pela família e por todos os envolvidos, para que eles chegassem nesse nível. E, principalmente, por introduzirmos esse conceito de cooperação e cooperativismo, que vai trazer um melhor desempenho para eles na escola e para toda a vida”, considera.

Mais conhecimento

A secretária de Educação, Esméria Saveli, destaca que as ações do terceiro setor promovem a visibilidade da escola pública. “Eles também ajudam a mudar um pouco o cotidiano da escola, fazendo que o conhecimento que está sendo exigido para o projeto seja intersetorial. A escola, pelas exigências dos projetos, muda o formato do trabalho pedagógico dentro da escola e oferece para os alunos outras oportunidades e formas de lidar com o conhecimento. Isso é fundamental para melhorar a escola pública”, considera a secretária.