Correio dos Campos

Prefeitura altera datas para pagamento do IPTU 2019

Cota única e primeira parcela terão vencimentos apenas no mês de março, para desonerar o contribuinte das despesas acumuladas no início do ano
12 de dezembro de 2018 às 10:37
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, vai alterar as datas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A partir do próximo ano, o vencimento da cota única e da primeira parcela do imposto ficará para o mês de março. Os boletos começarão a ser entregues a partir de fevereiro e o IPTU 2019 não terá reajuste, somente a reposição da inflação, de 4,18%.

“Analisamos e concluímos que o mês de janeiro é um período muito pesado para o contribuinte, com o acúmulo de diversos tributos e despesas de final e início de ano. Por isso alteramos o vencimento da cota única para o dia 11 de março, e o vencimento da primeira de dez parcelas para o dia 20 de março. Esperamos com isso facilitar para que o contribuinte tenha melhores condições de realizar o pagamento do tributo à vista ou iniciar o ano com o pagamento das parcelas em dia”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Para o próximo ano, o reajuste será apenas da inflação acumulada do período, 4,18%, sendo emitidos mais de 153 mil boletos, com lançamento de aproximadamente R$ 126 milhões, considerando IPTU, taxa de coleta de lixo e Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Serão cerca de 5 mil boletos a mais que no último ano, em decorrência, grande parte, pela atualização cadastral resultante do programa ‘Só é dono quem registra’.

“Identificamos um crescimento no lançamento de aproximadamente 5 mil boletos e R$ 11 milhões para o próximo ano, que tem relação direta com os registros de ITBI realizados nas últimas semanas. Estamos confiantes que essa alteração do vencimento para o mês de março também terá impacto na inadimplência. Com as medidas de Justiça Fiscal que estamos implementando desde janeiro de 2017, já passamos de quase 40% de inadimplência para um índice de 21% atualmente”, avalia Grokoviski.

Para aqueles contribuintes que estão adimplentes com a Prefeitura e tiverem interesse de realizar o pagamento à vista, haverá desconto de 15% no valor total, com vencimento para 11 de março. Para os pagamentos parcelados, serão dez parcelas, com vencimentos no dia 20 de cada mês, com a primeira parcela para o mês de março.

A partir do dia 20 de dezembro já será possível acessar ao IPTU 2019 pela plataforma Tributos Web. Os boletos começarão a ser entregues no mês de fevereiro.