Correio dos Campos

Instituições definem programação cultural de 2019 para Ponta Grossa

12 de dezembro de 2018 às 10:32
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Um encontro realizado na última semana na Mansão Villa Hilda reuniu as quatro principais instituições ligadas à cultura em Ponta Grossa para a definição de uma grande agenda cultural para 2019. Participaram da reunião os representantes da Fundação Municipal de Cultura, da Divisão de Assuntos Culturais da UEPG, da Fecomércio/SESC PR e do Sistema FIEP/SESI PR.

Intitulado como o ‘Ano das Conexões’, 2019 terá atividades nas áreas de música, cinema, teatro, literatura, dança, artes visuais, patrimônio, contação de histórias, circo, culturas populares, tecnologia e diversidade das raízes étnico-raciais, muitas delas produzidas em conjunto por estas instituições. “Resolvemos fazer este convite para que possamos pensar e estruturar em conjunto um calendário cultural diversificado e bem planejado, com parcerias e sem conflito de datas. É a primeira vez que fazemos esta reunião e tivemos a participação de gestores realmente interessados no desenvolvimento cultural da cidade, para que a população saia ganhando”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante. Entre os eventos realizados pela Prefeitura estarão o 11º Festival de Música, o 5º Festival Nacional de Contadores de Histórias, o Flicampos, Festival Teatro e Circo em Festa, Poesia de Ponta, Batuque de Ponta, Festival Expressão Afro, Sexta às Seis, entre outros.

“É de suma importância que aconteçam esses momentos de organização, pensando a cultura da cidade de uma forma geral. Firmar parcerias é tornar a cultura muito mais produtiva e consciente”, defendeu a chefe da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UEPG, Sandra Borsoi, responsável pelo Fenata, FUC e Galeria de Artes da Proex, além de novas atividades propostas pela gestão empossada há três meses. Já o SESI trará à Ponta Grossa três grandes atividades de música e teatro em seu Circuito Cultural. “Nossa ideia é conseguir otimizar e somar os esforços para ampliar o público e a divulgação, fortalecendo a rede e as ações culturais”, destaca a coordenadora de Programação Estadual da Gerência de Cultura do Sistema FIEP, Thaisa Bonato, que apresentou e também colocou à disposição a nova Unidade Móvel de Cultura da instituição.

Para o gerente do SESC – Unidade Ponta Grossa, a iniciativa é muito válida. “São instituições que fomentam a cultura local, e quem ganha com tudo isso é a comunidade, que vai ter uma programação mais diversificada e ações em datas diferentes”, afirma. Entre as atividades a serem realizadas pelo SESC estão a Semana Literária, Palco Giratório, Comércio em Movimento, Leitura de Sobremesa, CineSesc, Sesc Encena, Sesc Dramaturgias e uma Mostra de Cinema Nacional.

A segunda etapa do encontro deverá envolver os diretores de escolas, universidades, para que as instituições educacionais também possam se agendar com antecedência e aproveitar as ações. Os gestores estão prevendo um lançamento oficial da Programação Cultural 2019 – Ano das Conexões, que deve acontecer no mês de fevereiro.