Correio dos Campos

Auditoria mantém certificação ISO 9001:2015 para ACIPG

Instituição garante atendimento aos padrões de qualidade internacional
12 de dezembro de 2018 às 16:59

COM ASSESSORIAS – Uma auditoria realizada pela empresa paulista QMS do Brasil Serviços de Certificação, nesta segunda e terça-feira (10 e 11) na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) garantiu a manutenção da certificação ISO 9001:2015, conquistada no ano passado pela instituição.

De acordo com o coordenador de Qualidade da ACIPG, Jackson Luiz Vaz, a ISO (International Organization for Standardization), ou seja, Organização Internacional de Padronização é um meio de promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que seja comprovada a qualidade. A norma define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. “Atualmente, mais de 1 milhão empresas, de 170 países, são certificadas na norma ISO 9001”, frisa Vaz.

O diretor Financeiro e de Recursos Humanos, Bruno Ronchi, salientou que para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, deve atender diversos critérios de qualidade no atendimento, bem como em processos internos e externos. Segundo Ronchi, a empresa interessada a obter a certificação da ISO deve ser auditada por uma empresa especializada. “Com a certificação, fica comprovada a qualidade dos serviços prestados aos associados de acordo com padrões internacionais”, disse.

Segundo o auditor Vitor Alves, a ACIPG registrou uma evolução dentro deste ciclo de um ano da certificação, como também, todas as ações remanescentes apontadas na primeira auditoria foram corrigidas. “A evolução do processo foi positiva em relação as pessoas envolvidas, pelo domínio de cada procedimento, pelo pleno conhecimento dos indicadores de qualidade referentes a cada área de atuação e isso mostra maturidade, resultando no êxito. Tivemos apenas um apontamento de sugestão de melhoria e algumas observações que cumprem apenas o papel de agregar nos processos”, salienta o auditor.

O presidente interino da ACIPG, Estefano Stemmer Jr. parabeniza a equipe de colaboradores, pois manter é tão difícil quanto conquistar uma certificação. Para ele, só foi possível graças ao esforço e comprometimento de cada funcionário e diretores. “Foram anos de preparação e adequações às normas para este momento. Os colaboradores se qualificaram participando de diversos cursos de formação e aplicando este conhecimento no ambiente de trabalho. Em virtude destes fatores a certificação é merecida”, finaliza Stemmer Jr.