Correio dos Campos

Proerd realiza formatura para mais 1,6 mil alunos

Crianças participaram de solenidade em que se comprometeram a não tornarem-se consumidores de drogas
10 de dezembro de 2018 às 14:10
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), organizado pela 5ª Cia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, da Polícia Militar, realizou nesta segunda (10) uma nova formatura para as crianças que participaram do programa – em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Foi a terceira formatura do ano, última de 2018.

Os alunos, matriculados no 5º ano das escolas públicas e particulares da cidade, receberam orientações para que não se tornem consumidores de drogas – tendo em vista, especialmente, sua associação à violência. No total, 1,6 mil alunos fizeram o tradicional juramento de que não irão compactuar com o mundo que une drogas e violência.

Ao longo do ano, em dez encontros, os alunos recebem orientações sobre como proteger-se do universo do tráfico de drogas, sobre os efeitos de cada uma delas no organismo e sobre as formas de recusar o uso de substâncias entorpecentes. No contexto da violência, também são discutidos o tema do bullying entre os alunos e a necessidade de combater a prática.

Por fim, na formatura, todos compartilham o juramento do programa: “Eu, aluno Proerd, prometo a mim mesmo, aos meus pais, aos meus professores, à comunidade e autoridades aqui presentes, a ficar sempre longe das drogas e da violência. Assim eu prometo”.

Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, trata-se de um momento importante para os alunos, que irão trocar a guarda das escolas municipais pela segunda etapa do Ensino Fundamental, em uma escola nova. “Este é um programa para a defesa das nossas crianças. Ele tem um sentido muito especial, pois as crianças do quinto ano vão para uma escola maior, onde elas são menores, e levam junto esta vacina, composta pelos conhecimentos que tiveram por meio do programa”, considera a professora.

O Proerd é realizado em cerca de 40 países e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mais eficaz no trabalho de prevenção primária contra o uso de drogas, segundo o capitão Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão da Polícia Escolar Comunitária. “Esta é uma das muitas formaturas que vocês terão pela frente, caso mantenham-se sempre longe das drogas”, disse às crianças. O policial lembrou ainda que os ensinamentos adquiridos pelas turmas deverão ser utilizados no momento em que, no futuro, a criança receber a oferta do uso de drogas, lícitas ou ilícitas. “Em algum momento da vida isso vai ocorrer”, lembrou, dirigindo-se também aos pais das crianças. “É importante que vocês vivenciem a vida escolar e particular dos filhos, que precisam da presença dos pais. Não por meio de coisas materiais, mas a presença é fundamental. Filhos precisam ter uma relação de confiança com os pais”, disse Saulo, reforçando o papel da família no sucesso dos filhos.