Correio dos Campos

Câmara Jovem encerra ano com incentivo à participação política

Projeto de Geraldo Stocco (REDE) busca incentivar a participação de jovens e adolescentes no campo da política
10 de dezembro de 2018 às 18:29
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O projeto Câmara Jovem encerrou o ano na última semana com uma sessão especial. Proposta dos vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB), a iniciativa busca incentivar a participação de jovens e adolescentes na política. A Câmara Jovem reúne alunos de escolas públicas e privadas de Ponta Grossa em uma simulação do trabalho legislativo.

Stocco e Vinícius integram a renovação da Câmara Municipal registrada em 2016 – na oportunidade o Legislativo viu mais de 66% dos nomes serem renovados. Para Geraldo, o desenvolvimento da Câmara Jovem é uma das principais marcas do seu mandato. “Sempre acreditei que para termos avanços necessários era preciso renovar o campo político e é isso que temos buscado fazer”, conta.

Durante o desenvolvimento do projeto Câmara Jovem, que contou com o apoio da Justiça Eleitoral e de outros órgãos da sociedade civil organizada, os alunos votaram e foram votados. Cada uma das escolas que participou do projeto elegeu um representante e os ‘vereadores jovens’ apresentaram propostas e ainda escolheram presidente e vice-presidente da Câmara.

Todas as sessões da Câmara Jovem foram realizadas na sede do Legislativo Municipal. Para Stocco, a própria aproximação com a estrutura da Câmara já é positiva. “Eu só vim conhecer a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa depois que vim fazer estágio aqui. Boa parte das pessoas não conhece o Legislativo, a estrutura da Casa de Leis ou mesmo o funcionamento dela. É fundamental estreitar estes laços”, explicou Stocco.

Demandas elencadas foram encaminhadas

Durante o ano de 2018, os integrantes da Câmara Jovem apresentaram uma série de demandas e requerimentos, nos mesmos moldes do que os vereadores apresentam durante as sessões. As demandas por melhorias em ruas, praças e outros espaços públicos foram reunidas por Stocco e depois encaminhadas ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB). “É importante que o prefeito tenha conhecimento das demandas discutidas aqui na Câmara Jovem”, lembra Stocco.