Correio dos Campos

Mabel Canto vistoria estrutura do IML de Ponta Grossa

8 de dezembro de 2018 às 18:03
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na tarde de quinta-feira (6) a Deputada Estadual eleita Mabel Canto esteve vistoriando a estrutura provisória do Instituto Médico Legal (IML) em Ponta Grossa.

O antigo prédio anexo a 13ª Subdivisão Policial onde funcionava o IML do município, foi desativado em decorrência de riscos de desabamento. Recentemente a estrutura mudou para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) em plataforma container, gerando uma série de polêmicas sobre o assunto.

Aliado ao problema estrutural e físico da unidade, também se arrasta o transtornos crônicos de atendimentos e liberação de corpos. A medida emergencial da mudança do IML para o Hospital Regional, traz ainda a falta de elementos necessários para os atendimentos primários, como internet, telefone e a falta de materiais cirúrgicos descartáveis, ocasionando mais demora na liberação de corpos e na geração de laudos.

Mabel se mostrou bastante preocupada com a situação atual e teme problemas ainda maiores caso uma medida urgente não seja tomada, “as famílias passam por um momento muito difícil, de muita dor na perda do ente e quando chegam no IML tem que esperar longas horas, outro problema que eu vejo aqui é a falta de pessoal, é necessário a contratação imediata de profissionais, isso resolveria em casos que necessitam de laudos técnicos a pedido da justiça, como por exemplo, na elucidação de crimes violentos”, ressalta.

Para o chefe administrativo do IML de Ponta Grossa Wilson de Lucena Paulino que trabalha a mais de 25 anos no setor, os problemas na unidade não remetem apenas a falta de estrutura, mas também pelo número reduzido de funcionários, “hoje nós trabalhamos com três funcionários para atender um total de 28 municípios na região dos Campos Gerais, nosso território é o maior do Estado, sem contar o remanejamento de pessoal para outras unidades próximas, se isso acontecer, um corpo chega a levar 14 horas para que seja liberado”, explica.

Para o início do mandato, Mabel deverá se reunir com lideranças junto ao Governo do Estado, no sentido buscar uma solução para os problemas que enfrentam a Polícia Científica e os Institutos Médicos Legais do Paraná.