Correio dos Campos

OAB PG sedia I Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero

7 de dezembro de 2018 às 12:46
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Paraná e Subseções se reuniram, na tarde desta quinta-feira (6), na sede da Subseção de Ponta Grossa, para a I Colégio de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero. Foram discutidos temas relevantes à comunidade LGBTI e também ao Direito, como Plano Estadual da Advocacia, feita por e para LGBTI, ações frente à revogação da legislação de proteção aos Direitos Humanos e diversidade, promoção da cidadania da população LGBT e outros. A atividade integra o I Fórum Estadual de Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero, que acontece até amanhã (7), na OAB Ponta Grossa.

Dentro do Fórum estão previstas palestras e mesas redondas que debaterão temas importantes relacionados ao Direito, à diversidade sexual e à questão de gênero. Para a abertura, a conferência, que acontece nesta quinta, às 19h, discutirá os desafios da inclusão social LGBTI no Brasil contemporâneo, com Toni Reis. O palestrante é professor, licenciado em letras e pedagogia, especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia e doutor em educação. Também atua como ativista em diversas áreas.

Na sexta, as mesas de discussões iniciam às 10 horas, com temas como sujeitos LGBTI e Direito de Família, protagonismo LGBTI nos cursos de Bacharelado em Direito e outros. À noite, a partir das 19 horas, a conferência discutirá o papel da advocacia na promoção ao respeito à diversidade humana, com Dimitri Sales, que é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e gestor em Direitos Humanos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Ponta Grossa foi escolhida para sediar este evento por ser a primeira Subseção a implantar a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero do Paraná. “É um orgulho e também o reconhecimento pelo trabalho que a Comissão vem realizando na cidade. Ficamos muito felizes com essa oportunidade e temos a certeza de que será um evento muito proveitoso a todos os participantes”, fala Rubia Goedert, presidente em exercício da OAB Ponta Grossa. Para ela, os temas abordados são de grande relevância e necessitam ser debatidos a fim de garantir direitos a todos. “Toda oportunidade de ampliar conhecimentos, de discutir e aprofundar o debate são muito válidas e necessárias, especialmente ao Direito, que está em constante mudança. A troca de experiências é sempre enriquecedora”, diz.

As inscrições estão disponíveis através do link http://intranet.oabpr.org.br/servicos/eventos/. Mais informações através do site https://www.oabpr.org.br/.