Correio dos Campos

Grupo Philus inaugura área de convivência sustentável para colaboradores

Espaço, construído em contêineres, segue conceitos sustentáveis de engenharia e arquitetura
7 de dezembro de 2018 às 12:52
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (05), o Grupo Philus, holding administradora da Ponta Grossa Ambiental (PGA), concessionária de coleta de resíduos urbanos de Ponta Grossa e da Zero Resíduos, inaugura uma nova área de convivência para os colaboradores da empresa. O espaço, dedicado a realização de refeições, lazer e descanso dos trabalhadores, segue a prática sustentável defendida pelo Grupo Philus.

Grande parte do material usado na construção do espaço foi reutilizado. As bobinas de cabo, por exemplo, foram utilizadas na confecção de mesas para jogos de carta, pallets deram forma a sofás, pneus de frotas antigas transformaram-se em puffs e estantes foram confeccionadas a partir de caixotes de madeira.

Já a estrutura do espaço também segue conceitos sustentáveis de engenharia e arquitetura. Ela foi construída a partir de contêineres inutilizados, reformados especialmente para o projeto. As paredes da área de convivência são de bloco monolítico, ou seja, material de argamassa preenchido com placas de Poliestireno Expansível (EPS), conhecido como isopor, que contribui na redução de energia elétrica, graças ao isolamento térmico que a estrutura oferece.

“Tanto o uso de contêineres quanto as paredes de EPS são consideradas tecnologias sustentáveis de construção, pois reduzem o consumo de ferro, cimento, madeira e concreto, tornando a obra mais barata e rápida, além da redução na geração de resíduos de construção civil”, explica Vitor Borsato, diretor do Grupo Philus.

Segundo Borsato, havia a necessidade de um espaço maior de convivência, que oferecesse estrutura para refeitório e lazer dos colaboradores. “Contávamos com um prédio anexo a essa nova área que já possuía conceitos sustentáveis. Seguindo a mesma linha, desenvolvemos um espaço maior ao lado”, afirma.

O prédio que antes dava lugar ao vestiário das equipes e o refeitório, anexo à nova, foi ampliado e deu lugar a um vestiário mais amplo. O local já é equipado com chuveiros que funcionam a partir de energia solar e reutilização de água de chuva tratada. A água coletada nas calhas é armazenada em cisternas e, após tratamento, é utilizada nos chuveiros do vestiário. Já a água descartada dos banhos passa por um segundo uso, após tratamento e armazenamento em outra cisterna. O segundo uso da chamada “água cinza” é feito pelas descargas de bacias sanitárias e mictórios.

De forma a economizar energia elétrica, os raios solares são responsáveis por abastecerem as placas fotovoltaicas na geração de energia. Há também um sistema de aquecimento da água por placas solares, e quando a insolação não for suficiente, o abastecimento será feito por sistema a gás. Para o banho ou para a iluminação interna, o sol é o responsável pela energia.