Correio dos Campos

Educação convoca para posse dos conselheiros da ‘Igualdade Racial’

Posse da primeira turma de conselheiros e a eleição de seu primeiro presidente serão no dia 10, às 18h30, na SME
6 de dezembro de 2018 às 16:30
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação, organizadora da criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa, está convocando os futuros conselheiros de cada segmento, titulares e suplentes, para a posse no COMPIR-PG, que será realizada na próxima segunda-feira (10), às 18h30. A posse do primeiro grupo após a criação do Conselho também deve contemplar a eleição de seu primeiro presidente.

A cerimônia de posse será na sala 13 da SME, subsolo da Prefeitura. “É imprescindível a presença de todos os futuros conselheiros, titulares e seus suplentes, indicados de todos os órgãos governamentais e civis que irão compor o Conselho. É um grupo que irá ajudar a organizar temas muito importantes para a sociedade e acompanhar a realização de políticas públicas de grande relevância para a comunidade. A igualdade racial é uma demanda urgente”, considera professora Liz Ângela Gonçalves, da SME, membro do comitê que organiza a criação do COMPIR-PG.

Entre os entes governamentais que irão compor o grupo e que precisam estar presentes estão titular e suplente das secretarias municipais de Educação; Saúde; Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; Cidadania e Segurança Pública, das fundações de Cultura, Esportes e Assistência Social, do Núcleo Regional de Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Câmara Municipal de Vereadores.

A sociedade civil estará representada por titular e suplente da Embaixada de Relação dos Cultos Afro, Instituto Sorriso Negro, Fundação Cultural Palmares, Grupo Renascer, Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena Branca, MOOLAADÉ (Movimento das Mulheres Negras de Ponta Grossa), Associação dos Professores do Paraná (APP/Sindicato), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sindicato dos Metalúrgicos.

O Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um órgão independente e democrático, que terá as funções deliberativa, normativa, consultiva, propositiva, mobilizadora e fiscalizadora, sob abrigo da Secretaria Municipal de Educação, em Ponta Grossa.