Correio dos Campos

Rangel viaja a Brasília e se reúne com ministros do trabalho e saúde

Rangel viaja a Brasília e se reúne com ministros do trabalho e saúde
5 de dezembro de 2018 às 18:36
(Divulgação/PMPG)

Millena Sartori e Rafisa Ramos/Ponta Grossa – O prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Marcelo Rangel, está desde ontem (4) cumprindo agenda em Brasília, onde fez reuniões com os ministros de Saúde, Gilberto Occhi, e do Trabalho e Emprego, Caio Vieira de Mello. Acompanham o prefeito os secretários municipais de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, e Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, e o Procurador Geral do Município, Marcus Freitas. O deputado federal e senador eleito, Alex Canziani, também acompanhou os encontros.

No Ministério da Saúde foi discutida a situação do Programa Mais Médicos em Ponta Grossa. O prefeito contou que atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 30 novos profissionais médicos para suprir a demandas dos intercambistas cubanos. Destes, 10 já iniciaram as atividades nas Unidades Básicas de saúde (UBS) na última segunda-feira (3), os outros iniciam na próxima semana.

“Ponta Grossa espera a apresentação do restante dos profissionais até dia 14 deste mês, e tem a expectativa que todas as 54 UBS estejam com os profissionais do Programa Mais Médicos até, no máximo, dia 17”, comentou Marcelo. Na ocasião aproveitou para agradecer o ministro. “Agradeci pessoalmente a ele pela resolução do problema da saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Ele é um grande amigo e muito competente. Em apenas duas semanas nossa cidade já está normalizando os atendimentos”, finaliza.

Já no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o tema foi o projeto Escola do Trabalhador, lançado em Ponta Grossa em maio deste ano. O programa é promovido pelo MTE e tem o apoio do município, e oferta cursos online gratuitos, sem limite de vagas e sem necessidade de escolaridade prévia.

Os cursos ofertados são Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Segurança, Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Desenvolvimentos Educacional e Social, Produção Cultural e Design, Infraestrutura, Hospitalidade e Lazer, Produção Alimentícia, Controle e Processos Industriais, Produção Industrial e Turismo. Todos podem ser feitos 100% e geram certificado.

A inscrição deve ser feita no site escola.trabalho.gov.br. O acesso é irrestrito e mais informações podem ser conseguidas com a Agência do Trabalhador (3222-9980) ou com a Sala de Qualificação Profissional (3220-1000, ramal 1370). O programa Escola do Trabalhador também tem como parceiros a Unidade de Brasília (UnB) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).