Correio dos Campos

Audiência Pública discutirá propostas para o desenvolvimento sustentável de PG

5 de dezembro de 2018 às 14:54
(Divulgação/PMPG)

Millena Sartori/Ponta Grossa – O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) confirmou nesta semana a data da 5ª audiência pública relativa à revisão do Plano Diretor (PD) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O encontro será realizado no próximo dia 17 (segunda-feira) e discutirá propostas, tendo como conteúdo as diretrizes de reordenamento territorial, mobilidade urbana e instrumentos urbanísticos considerando as reuniões já realizadas.

Conforme explica a arquiteta do Iplan Karla Volaco Gonzalez, o objetivo das audiências é consolidar as etapas dos temas abordados nas mesas técnicas e oficinas comunitárias. “Citando as atividades feitas para ouvir a população, as oficinas são voltadas à construção das ideias, enquanto as audiências finalizam as discussões, dando satisfações sobre o andamento dos planos”, aponta a arquiteta.

O Iplan conta com a consultoria da Urbtec para a produção dos documentos. O diretor da empresa, Gustavo Taniguchi, destaca o andamento dos processos. “A elaboração destas propostas foi baseada no diagnóstico da cidade, realizado na etapa anterior, e nos resultados das oficinas técnicas e comunitárias, momentos em que foi possível captar a percepção da população e dos técnicos da prefeitura sobre os principais desafios enfrentados pelo Município”, afirma Taniguchi.

A população pode consultar previamente os relatórios que serão apresentados durante a audiência no site oficial dos planos, através do link https://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br/5a-audiencia-publica-17-12-centro-de-cultura/. Dúvidas e contribuições podem ser enviadas para o Iplan pelo e-mail [email protected].

O presidente do Iplan, Ciro Ribas, lembra da importância da participação da comunidade. “Para que os planos sejam eficazes é necessário que os cidadãos venham às reuniões e contem a sua realidade, pois Ponta Grossa é uma cidade grande e nada melhor do que os próprios moradores decidirem o planejamento so seu futuro”, avalia Ribas.

Próximos encontros

Confira as ações comunitárias já programadas:

17/12 – 18h30: 5ª Audiência Pública – Propostas para o PD e PlanMob

Local: Centro de Cultura (rua Doutor Colares nº436, Centro)

22/01 – 18h30: Oficina comunitária – Planos de ações e investimentos (PAI) e institucionalização do PD e PlanMob

Local: A definir

23/01 – 18h30: Oficina comunitária – Planos de ações e investimentos (PAI) e institucionalização do PD e PlanMob

Local: A definir

07/02 – 18h30: 6ª Audiência Pública – Planos de ações e investimentos (PAI) e institucionalização do PD e PlanMob

Local: Centro de Cultura