Correio dos Campos

Saúde realiza mobilização sobre conscientização contra Aids

1 de dezembro de 2018 às 11:00
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Dia Mundial de Luta contra a Aids é destacado em 1º dezembro de cada ano. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a doença, combater o preconceito associado a ela e melhorar a educação no que diz respeito ao HIV. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), preparou uma ação diferente neste ano, todos os servidores da SMS usaram as camisetas confeccionadas para a campanha e realizaram uma fotografia em frente a sua unidade de trabalho. A ação foi mais uma forma de mostrar que todos estão mobilizados contra a doença. As fotos da mobilização estão disponíveis através do Facebook da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

“Foram apenas atos simbólicos para despertar a população sobre a doença, seus cuidados e a prevenção. Mas é sempre importante destacar que não devemos esperar datas para se preocupar com a saúde. Se cuidar e prevenir é sempre o melhor remédio. Aids é uma doença que não tem idade, cara, cor e nem raça. Uma doença preocupante, que muitas vezes, a população não dá a devida importância sobre os cuidados e prevenção”, destaca a secretária as SMS, Angela Pompeu.

Ponta Grossa conta com diversos serviços gratuitos para atender a população, desde orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), realização de testes rápidos, diagnóstico e tratamento da doença. Os serviços também disponibilizam métodos contraceptivos, para prevenir a doença. “Toda a rede de saúde pública conta com espaços onde a população pode encontrar profissionais para esclarecimentos. Lembrando que os testes rápidos, o diagnóstico e o tratamentos são sigilosos”, explica o coordenador do SAE/CTA, Jean Zuber.

Sobre HIV e AIDS

Você sabe a diferença entre HIV e a AIDS? As pessoas se perguntam, mas poucos vão atrás para sanar essa dúvida. Pois bem, o paciente pode ser portador do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e não ter a doença Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). O portador do HIV pode não apresentar nenhum sintoma e às vezes nem saber que é portador, porém em cada relação sexual, sem camisinha, está transmitindo o vírus. “Já o paciente doente de AIDS apresenta-se com imunidade muito baixa, com vários sintomas e com doenças oportunistas associadas, debilitado, às vezes, já acamado”, diz a médica Infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Ribas.
Quando a pessoa é portadora do HIV, o que está sendo destruído são as células de defesa. A partir do momento que começa essa destruição a imunidade vai caindo. Se a imunidade cair muito, baixando de 200, a pessoa entra na doença AIDS. “Existem pacientes com HIV que fazem exames regularmente e as células de defesa não baixam, eles conseguem se manter e não precisam tomar remédio. E tem os pacientes que estão com AIDS, isso quer dizer que as células de defesa baixaram muito e eles acabaram entrando na síndrome”, explica a médica.

Segundo dados do departamento de epidemiologia, até novembro de 2018 foram registrados 58 casos de HIV de pessoas residentes em Ponta Grossa e 22 novos pacientes que diagnosticadas com AIDS.

Onde o paciente de HIV e AIDS pode fazer o tratamento?

O paciente de HIV/AIDS pode fazer tratamento onde ele quiser, não necessariamente na sua cidade. Então, nem sempre o número de pessoas diagnosticadas será igual ao número de pessoas que fazem tratamento em Ponta Grossa. Ainda existe muito preconceito. Alguns pacientes preferem ir para Curitiba e cidades próximas do que fazer o tratamento aqui. Como acontece ao contrário também. “Na farmácia do SAE, por exemplo, tem paciente de São Paulo e Santa Catarina, que vem apenas para buscar os medicamentos”, comenta a farmacêutica, Adriana Antunes. O SAE atende todas as cidades da 3ª Regional de Saúde, consultas e medicação são fornecidas por Ponta Grossa também.

O que o SAE disponibiliza aos pacientes em tratamento?

O SAE oferece o suplemento alimentar para quem tiver indicação médica, vale transporte para consultas e exames, grupos de apoio, dentista, psicólogo, fisioterapia, ambulatório de feridas, serviço social, visita domiciliar com equipe multidisciplinar e nutricionista. Trabalha também em parceria com as Organizações Não Governamentais (ONGs), Reviver e Renascer, onde o paciente pode ser encaminhando pelo SAE, ou procurar o serviço por demanda espontânea.