Correio dos Campos

Escola Frei Elias Zulian realiza mostra da história das mídias

Experiência pedagógica mostrou aos alunos equipamentos e tecnologias que não são mais usadas ou que evoluíram ao longo dos anos
1 de dezembro de 2018 às 10:52
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Os alunos da Escola Municipal Frei Elias Zulian, no Bairro Colônia Dona Luiza, realizaram nesta sexta (30) uma mostra da história das mídias e dos meios de comunicação. Durante a atividade, organizada pela professora Jacqueline Machado, na disciplina de Conhecimentos Sociais, as crianças tiveram contato com equipamentos e tecnologias antigas e tradicionais.

Muitas das crianças entraram em contato com as tecnologias pela primeira vez: as históricas máquinas de escrever, os discos de vinil, os filmes fotográficos, o aparelho de fax, equipamentos analógicos e até os primeiros celulares. Algumas delas, longe de se tornarem obsoletas, como os discos de vinil, que mantêm os altos padrões de qualidade do som exigidas aos ouvidos atentos até os anos 80.

A aluna Ana Júlia Rodrigues Soares, do 3º ano, foi uma das visitantes da exposição, montada pelos alunos dos anos 1, 2 e 4. “Vendo todas estas coisas, que trouxeram para a escola para a gente ver, aprendemos mais”, disse ela, que ainda não conhecia o disco de vinil nem o aparelho de fax. “Tudo mudou muito. Antes era bem diferente. O telefone mudou bastante. Ele era meio esquisito e agora ficou mais simples”, observou a aluna.

Montada por sete turmas, a exposição contou com a ajuda de outros professores e pais de alunos. Os estudantes também montaram exemplos de mídia com sucata e jornais de dias anteriores. Pesquisaram palavras e imagens, estudaram os meios e as tecnologias da informação, o surgimento da palavra escrita e o modo como chegamos aos dias atuais.

“Foi muito produtiva a possibilidade de apresentar estas mídias aos alunos, o que permite a eles entender a história do conhecimento humano, mais precisamente conhecer a história e a busca do homem pela comunicação. As crianças estão inseridas nesse mundo tecnológico e precisam compreender essa tecnologia. Assim a escola executa o papel de formar para a vida, formando um cidadão com responsabilidade ao usar essas mídias”, considera a professora Jacqueline. “Esse é um dos papeis da escola, formar para a cidadania. Articulando a cidadania com a tecnologia teremos cidadãos conhecedores e conscientes do universo que o cerca”, complementa.