Correio dos Campos

‘Expressão Afro’ encerra neste sábado com show de Michele Mara e convidadas

23 de novembro de 2018 às 15:18

Luana Caroline Nascimento – A primeira edição do Festival Expressão Afro encerra neste sábado, 24, com muita música. A partir das 18h, o Cine-Teatro Ópera recebe os shows do coletivo Uwilbefree, do grupo Amutuá e da cantora curitibana Michele Mara, que na ocasião recebe ainda as cantoras Janine Mathias e Kátia Drumond. O evento é realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural e Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena-Branca. A entrada é gratuita.

Além de música, o evento terá oficina de tranças e penteados afro com o Grupo Temini, no hall do teatro, tudo gratuitamente. A abertura da atividade, às 18h, será com o coletivo Uwilbefree, que reúne rappers da cena autoral ponta-grossense, como Souz e Rafike (Apologia Sul). Em seguida, às 19h, sobe ao palco o grupo Amutuá com o show ‘Vozes Negras’, apresentando releituras de canções compostas e/ou interpretadas por artistas negras e negros e que fazem alusão às vivências, questões sociais e à religiosidade afro-brasileira. O repertório terá como foco obras de novos artistas, como Liniker, Luedji Luna e Mariene de Castro, como também de outros já consagrados, como Elza Soares, Luiz Melodia e Mateus Aleluia (Os Tincoãs). O Amutuá é formado por Camila Oliveira, Letícia Carvalho Silva e Luiz Antônio Oliveira.

Pra fechar com chave-de-ouro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa DiversidArte, e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) trazem à Ponta Grossa as cantoras Michele Mara, Janine Mathias e Katia Drumond. No show, elas interpretam clássicos nacionais e internacionais da Soul & Black Music e também canções autorais. São composições que falam dos sentimentos como o amor e sobre a negritude brasileira. Músicas de outros artistas, como Aretha Franklin, Sandra de Sá, Elza Soares e Luciana Mello, também integram o repertório.

Michele Mara convida

Michele Mara é cantora e compositora curitibana. Em 2011 foi a vencedora do quadro ‘A Maior Imitadora da América Latina’, no Domingão do Faustão (TV Globo) ao imitar a rainha do Soul, Aretha Franklin. Recebeu em 2017 o prêmio de Personalidade Afro-Paranaense, concedido pelo Governo do Paraná, em cerimônia no Palácio Iguaçu, por se destacar pelo trabalho e compromisso com a promoção da igualdade racial e pelas ações de valorização da população negra.

Janine Mathias é filha de sambista, nascida em Brasília e, desde 2009, está radicada em Curitiba. A cantora versa entre o rap, o soul e vai até o samba. Acaba de lançar o seu primeiro disco solo, ‘Dendê’, sucesso de crítica e público. Já Kátia Drumond fez shows pelo Brasil e se apresentou também na Argentina, Europa e Japão. Com carreira extensa na música, Kátia é compositora e diretora artística do projeto musical MUV, que já participou de diversos festivais pelo Brasil e abriu shows para Gilberto Gil, Gal Costa, Elza Soares e Lenine, entre outros grandes nomes da música. Em 2012, cantou ao lado de Carlinhos Brown, Michele Mara e Jhonatan Matheus no Criança Esperança (TV Globo).