Correio dos Campos

Cristão pró-ativo é a base da política pública

Igreja é meio possibilitador para essa formação
22 de novembro de 2018 às 22:56
Iolanda e Silmara trouxeram conceitos e falaram dos dispositivos legais que garantem a participação popular na formulação das políticas públicas. (Assessoria de Comunicação Diocese de Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – No gancho do tema da Campanha da Fraternidade 2019, ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, a programação da Semana Comemorativa do Ano Nacional do Laicato contou, na noite desta quarta-feira (21), com as professoras Maria Iolanda de Oliveira e Silmara Carneiro e Silva, do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que fizeram uma rica abordagem do Mundo das Políticas Públicas. A partir do lema da campanha, ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça’ (Is 1, 27), professora Silmara lincou liberdade, felicidade e bem comum, citando que a Igreja tem esse fundamento e o cristão opta por esse caminho para alcançar sua realização.

“As politicas públicas são um canal para alcance da felicidade, que se encontra na realização concreta da vida cotidiana. Não há que se pensar uma liberdade para além da vida real, mas em uma liberdade que se realize aqui, no meio de nós. A igreja vem com essa possibilidade, uma vez que é uma instituição com grande capacidade de influenciar e de tocar nas pessoas aquilo que lhe é mais importante: a capacidade a empatia, de convivência humana e de realização no próximo”, argumentou Silmara Silva, destacando que a participação vai se fazer pela conduta ativa e pela conduta passiva. “Um cristão passivo é um cristão que não se realiza socialmente. Essa disponibilidade da Igreja de construir práticas concretas como essa é fundamental; até porque isso só se faz com lideranças pró-ativas. Trabalhar as lideranças comunitárias por dentro da Igreja é o passo mais importante para chegar essas ideias nas comunidades”.

Professora Iolanda acrescentou que a Igreja, como instituição envolvida com a sociedade, ao trazer a temática das políticas públicas à Campanha da Fraternidade corresponde falar das necessidades, das demandas que essa sociedade tem, se posicionando enquanto instituição religiosa. “Se pensarmos que as políticas públicas são soluções de problemas coletivos específicos, mas que se tornam coletivos, e, se tornam demandas para a sociedade e para o Estado, vamos entender que a participação é muito significativa no ponto de vista que todos são convocados a participar como cidadãos e que esse processo de busca de soluções para o bem comum vai se dar nas várias instâncias independente da forma de como isso vai acontecer”, ressaltou.

A Semana do Laicato prossegue nesta sexta-feira (23). A intenção é contar com a presença dos deputados federais eleitos, e que são domiciliados na Diocese de Ponta Grossa: Aliel Machado, Sandro Alex, de Ponta Grossa, e Aline Sleutjes. O assunto será o Mundo da Política. “Nos propusemos a fazer a discussão com os deputados federais eleitos de temas que estão na agenda do Congresso, como a auditoria da dívida pública, reforma da Previdência e a revisão da PEC do teto dos gastos e a reforma trabalhista. Mesmo eles não estando presentes, vamos manter a programação e trazer a discussão desses temas. O interesse é que vá se caminhando para que, se não for nessa oportunidade, seja em outra, mas que verifiquemos como esses deputados pensam, quais as sugestão que dão, e, se o posicionamento bate com o que a Igreja pensa”, informou o presidente do Conselho do Laicato na Diocese de Ponta Grossa, Oscar Fürstenberger.

A participação dos parlamentares eleitos ainda não tinha sido confirmada.