Correio dos Campos

PG busca ampliar projeto de empregabilidade voltado a jovens

Quali&Tec já atendeu mais de 1,6 mil estudantes da rede pública
13 de novembro de 2018 às 17:17
(Divulgação/PMPG)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Foi realizada na tarde desta terça-feira (13) uma reunião para a apresentação do projeto Quali&Tec, iniciativa promovida através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). O programa foi iniciado no mês passado, é voltado à empregabilidade e já atendeu mais de 1,6 mil alunos dos ensinos médio e técnico.

Entre os objetivos da ação estão sanar dúvidas relacionadas a empregos, ensinar a elaborar currículos, promover palestras e oficinas relacionadas à empregabilidade, fornecer apoio psicológico e criar um banco de dados dos melhores alunos para indicações no mercado de trabalho – e, agora, busca-se ampliar ainda mais o atendimento para alcançar mais jovens.

Segundo um levantamento feito pelos organizadores do projeto hoje Ponta Grossa conta com doze colégios estaduais que ofertam cursos técnicos. Porém, conforme apontou o coordenador de administração da SMICQP, Nilton Bahls, o percentual de desistências é alto. “Cerca de 50% dos alunos não terminam o ensino técnico, gerando a devolução de pelo menos 35% das vagas ofertadas. A nossa intenção é motivar e oferecer uma capacitação continuada, e para isso alinhamos Estado, Município e iniciativa privada”, avaliou Bahls.

Já o diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, John Elvis Ramalho, ressaltou a necessidade de qualificação para a inserção no mercado de trabalho. “Na Agência nós aumentamos a oferta de vagas de emprego, mas muitas são devolvidas devido à falta de qualificação dos candidatos”, afirmou Ramalho.

O presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Adir Ferreira de Jesus, também destacou a importância da geração de oportunidades. “O empresariado precisa de mão de obra qualificada, e para o jovem é difícil conseguir um primeiro emprego sem experiência. Um projeto como esse vem para unir esses dois lados”, disse o gestor.

Para o secretário municipal de Governo, Maurício Silva, o poder público deve ser um gerador de oportunidades. “Gerar oportunidade é gerar dignidade. A Prefeitura vem buscando desenvolver diversos projetos que atendam às necessidades de todos os setores e classes”, lembrou Silva.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt, na oportunidade representando o refeito Marcelo Rangel, parabenizou os envolvidos e agradeceu os parceiros. “Nós estamos fazendo grandes investimentos em educação nos últimos anos, abrangendo desde a primeira infância até a capacitação de adultos. Ter parcerias para fortificar projetos como o Quali&Tec é fundamental”, finalizou a vice-prefeita.

Também participaram da cerimônia representantes do Núcleo Regional de Educação, colégios estaduais, ACIPG, Faculdade Sant’Ana, sindicatos ligados à área, conselhos municipais, Senac, Sesi, Senai e demais autoridades.