Correio dos Campos

Dr. Magno parabeniza Samu pelos 13 anos de operação

Vereador também cobrou investimentos públicos constantes no serviço de atendimento de urgência
13 de novembro de 2018 às 19:18
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O vereador Magno Zanellato (PDT) prestou uma homenagem aos membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por conta das comemorações de 13 anos de atividades na cidade completos na última semana. Durante a última sessão na Câmara, o vereador destacou o trabalho dos médicos e socorristas e também pediu mais investimentos públicos no órgão.

Médico, Magno Zanellato contou que o primeiro emprego em Ponta Grossa foi no Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (Siate), integrado ao Corpo de Bombeiros, em uma época que ainda não existia o Samu. O vereador ainda ressaltou o processo de instauração do órgão no município e as mudanças que a criação do serviço representaram há 13 anos.

“Em 2005 nós médicos saímos da estrutura do Quartel do Corpo de Bombeiros para inaugurar o espaço físico onde fica a central de atendimento, com os socorristas e médicos do Samu. Além das emergências traumáticas, passamos a fazer os atendimentos de urgência e emergência na parte clínica, AVCs, infartos, quedas e desmaios”, exemplifica. Durante os 13 anos foram cerca de 500 mil atendimentos realizados do município.

Magno ainda ressaltou a necessidade de investimentos constantes no órgão, principalmente para garantir que o atendimento seja realizado o mais rápido possível, aumentando as chances de vida das vítimas.