Correio dos Campos

Profissionais são homenageadas no Dia dos Diretores Escolares

Diretoras das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil de Ponta Grossa receberam homenagens na tarde desta segunda, no Auditório Eunice Miró Guimarães
12 de novembro de 2018 às 17:10
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação comemorou nesta segunda (12) o Dia do Diretor Escolar, junto aos 144 profissionais que executam esta função, em cada uma das escolas e CMEIS da cidade. A ação foi preparada pela SME, com a participação da sua assessoria pedagógica e da sua equipe de gestão, e realizada no Auditório Municipal Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio.

Na ocasião, a secretária de Educação, Esméria Saveli, declarou que as diretoras são as grandes executoras da política pública de educação realizada pelo município de Ponta Grossa. “Qualquer política educacional do município precisa que esses profissionais sejam parceiros, que compreendam e se comprometam com esse pensamento. O trabalho delas é fundamental”, disse a professora. “A rede municipal só tem avançado porque elas pactuaram com a SME essa forma de trabalhar. Então só temos a agradecer pelo trabalho que desenvolvem, pela importância que têm na escola e na comunidade e por serem a base para a construção da política municipal”, complementa. As diretoras também foram homenageadas com canções e vídeos preparados pela equipe.

A diretora Romilda Meier Santana, da Escola Municipal Égdar Zanoni, no Gralha Azul, foi uma das profissionais homenageadas. Para ela, é grande o dever do diretor, que precisa estar atento a tudo. “Precisamos olhar a aprendizagem dos alunos, ver se os professores e outros funcionários estão contentes, para que tudo fique o melhor possível. É uma dedicação imensa, de todos. Com gestora, tenho que ter olhos de lince, para organizar tudo, ver tudo, onde precisa melhorar, investir, consolar aqui ou ali, um pai com problema, aluno com problema. O diretor é tudo na escola, mas ao mesmo tempo é sozinho, se não tiver uma equipe. Felizmente eu sou abençoada por ter uma equipe maravilhosa”, declarou a diretora.

Para a diretora Ivone Aparecida Kmiecih, da Escola Major Manoel Vicente Bittencourt, na Vila Santana, o trabalho é de grande responsabilidade. “É uma relação de você consigo mesma e de você com seus alunos, professores, comunidade. Ser diretor hoje é ser professor, servente, aluno, merendeira, secretária, pedagoga. É ser a escola, estar na escola e viver a escola”, resume ela.

A homenagem valoriza o trabalho de todas as profissionais, para a diretora Débora Lara Barbosa, do CMEI Professora Bernadete de Fátima Goytacaz dos Santos, no Jardim Boreal. “Esta homenagem significa muito, pois é a valorização do trabalho que realizamos diariamente nas nossas unidades, de mobilização e coordenação das equipes, porque somos nós que atendemos diariamente as famílias, as nossas crianças, e é na base que acontece a Educação. É um reconhecimento muito importante”, considerou a diretora.

Presença feminina

A presença das mulheres é a imensa maioria nas escolas e CMEIs de Ponta Grossa. Das 84 escolas e 60 CMEIs, apenas uma escola é comandada por um homem.