Correio dos Campos

Ponta Grossa emplaca nova vitória e professora ganha carro no ‘Agrinho’

6 de novembro de 2018 às 14:23
(Fotos: Divulgação/PMPG)

Rodrigo K. Silva/Ponta Grossa – Pelo segundo ano consecutivo, Ponta Grossa levou o principal prêmio do Programa Agrinho, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O prêmio, um automóvel zero Km, foi entregue nesta segunda (05) para a professora Ana Paula Mara, da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col, durante o encerramento da edição 2018, no Expotrade Pinhais.

Ana Paula foi a criadora da Rádio Comilão, projeto que incentiva as crianças a desenvolverem hábitos de alimentação saudáveis. Por meio do programa, os alunos também desenvolveram as habilidades de comunicação, fazendo uma programação diária com informações sobre as boas práticas de alimentação e sobre a rotina escolar, transmitida pelos autofalantes da escola. Os alunos também entrevistaram inúmeros personagens, entre eles o prefeito Marcelo Rangel, e realizaram visitas a órgãos de imprensa na cidade.

No total, seis professores do Estado receberam a premiação máxima do concurso. Ana Paula dedicou a vitória a todos os profissionais e alunos da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel. “Este é um prêmio conquistado com a ajuda da escola, das crianças. Sem a cooperação deles, com a participação de todos, isso não teria acontecido. Estou extremamente feliz”, disse a professora, emocionada.

O Agrinho é o principal programa estadual de incentivo à Educação ligado a um órgão do terceiro setor, realizado há 23 anos. Segundo Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa e um dos incentivadores locais do programa, o Agrinho aproxima as crianças do agronegócio. “Este é o segundo ano que levamos um carro para Ponta Grossa, fruto do sucesso de um excelente trabalho feito pela Secretaria Municipal de Educação, pelas professoras, com muito carinho. O resultado não poderia ser diferente para quem faz um trabalho com tanta dedicação e amor pelas crianças”, disse Ribas Netto.

O prefeito Marcelo Rangel esteve presente durante toda a cerimônia de premiação e se emocionou ao participar da entrega. “Este foi um trabalho maravilhoso realizado pela professora, que me encantou e me fez lembrar de quando eu também comecei, muito jovem, no rádio. Foi mais uma grande conquista, não apenas para ela e para a escola Heitor Ditzel, mas para toda a Educação de nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo.

A secretária de Educação, professora Esméria Saveli, também comemorou a vitória e lembrou que dois projetos representavam a cidade na final. Além da Rádio Comilão, o projeto Solo Mãe, da professora Ana Paula Baie, Escola Dr Carlos Ribeiro de Macedo, disputava na categoria Solos. “A SME realiza um apoio muito grande para todas as professoras participarem do Agrinho. Neste ano, todas as nossas escolas participaram, com programas extraordinários. Tanto que fomos com dois projetos para esta final. Todos são vitoriosos, pois o mais importante é o aprendizado das crianças”, anota a secretária.

Redações

Outro excelente resultado obtido pelas escolas públicas municipais foram as três premiações recebidas por alunos ponta-grossenses. A cidade foi premiada com as três melhores redações, em três categorias. Foram premiados os alunos Enzo Pessutti de Oliveira, do 3º ano, e Lívia de Cássia Protasiewicz Sebase, do 5º ano, ambos da Escola Municipal Professor Paulo Grott. Eles ficaram com o primeiro lugar da categoria Agrinho Solos, na premiação estadual, que também reconheceu a professora Juliana Fidelis Schechtel. Todos receberam tablets como premiação – a professora recebeu dois.

Além deles, também ficou em primeiro lugar a estudante Rafaela Rayane Ramos, do 4º ano da Escola Municipal Professor Agenoridas Stadler, na competição regional do Agrinho. Junto com sua professora, Simone do Rocio de Lima Krum, ela recebeu um tablet pelo texto realizado.