Correio dos Campos

20ª edição do Enem pode apresentar questões sobre inclusão social e política

Alunos do Colégio Sepam terão aulas específicas para a prova durante as duas primeiras semanas do mês de novembro
30 de outubro de 2018 às 18:11
(Divulgação/Sepam)

COM ASSESSORIAS – Em 2018, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) completa 20 anos e, pelo segundo ano, a prova acontece em dois domingos. No primeiro domingo, 4 de novembro, serão aplicadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e a Redação. No segundo final de semana, dia 11 de novembro, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

A Redação, temida pelos candidatos por influenciar a pontuação geral da prova, pode apresentar questões sobre inclusão social e política. “No eixo das Ciências Humanas, principalmente, podemos esperar questões que versem com inclusão social, centros e margens da sociedade, conceitos de cidadania e política”, explica Yuri Sócrates Saleh Hichmeh, coordenador do Sepam Vestibulares.

O professor de Produção de Texto do Sepam, Élio Antunes, aposta que os possíveis temas da Redação do Enem 2018 serão a polarização Direita/Esquerda, a vontade de 62% dos jovens brasileiros de viverem e estudarem em países desenvolvidos ou a busca desenfreada por beleza estética da nova geração. Segundo o professor, que tem mais de 30 anos de experiência na área “o Enem, como norma, coloca um problema social sobre o qual o aluno escreverá e para o qual apresentará soluções”.

Em Ponta Grossa, os alunos do Sepam – terceirão, extensivo e semiextensivo – terão aulas específicas para a prova durante as duas primeiras semanas do mês de novembro. Com material próprio do Sepam Vestibulares, as aulas serão ministradas durante a tarde para todos os alunos interessados em fazer uma última revisão antes dos exames.

O Sepam é reconhecido por conquistar o primeiro lugar no Enem durante oito anos consecutivos, segundo o ranking do Estadão. Para garantir pontualidade nas provas, os candidatos devem estar presentes aos locais de prova antes das 13h30, horário de início da aplicação do exame. As provas terão duração de 5h30 no primeiro dia, e 5h no segundo. Os resultados serão divulgados no dia 17 de janeiro de 2019, através do portal do Enem.