Correio dos Campos

Unimed PG participa de comitiva em Portugal

Em missão técnico-científica, cooperativa esteve no país para conhecer práticas e formatos em saúde que trazem melhores resultados a pacientes
17 de outubro de 2018 às 10:05
Na foto, da esquerda para a direita): Prof. Dr. Henrique Botelho (coordenador da reforma do Sistema Nacional de Saúde – SNS – de Portugal), Adalberto Campos Fernandes (ministro da saúde de Portugal), Dra. Carla Pereira (coordenadora de cuidados continuados do SNS), Dr. Faustino Garcia Alferez (diretor de saúde e intercâmbio da Unimed Paraná) e Dr. Rafael Francisco dos Santos (diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa).

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a diretoria da Unimed Ponta Grossa esteve em Lisboa e Porto, em Portugal, em uma missão técnico-científica junto com representantes de outras Unimeds do estado.

A comitiva foi recebida pelo ministro de saúde português e, durante uma semana, participou de uma imersão no sistema nacional de saúde do país, o SNS, para entender como é estruturado e conhecer toda a jornada do paciente, desde a unidade básica de saúde, atendimentos secundários, hospitalares e também o Instituto de Oncologia do Porto, o maior de Portugal.

“O sistema de saúde de lá é reconhecido como o 12º melhor do mundo. Entender como o sistema é gerido, a importância dada aos estudos epidemiológicos e como essa metodologia dá resultados, nos permite pensar em oportunidades de trazer e aplicar esse aprendizado na nossa realidade”, explica Rafael Francisco dos Santos, presidente da Unimed Ponta Grossa.

Com a experiência, já foi possível levantar alguns insights e inspirações para a cooperativa. “Podemos tirar boas práticas muito interessantes da integração do cuidado entre hospital e consultórios, da linha de cuidados que vê o paciente como um todo e do peso da medicina preventiva”, analisa Santos.

O formato do sistema de saúde em Portugal é com base em medicina de família, tendência que já começou a ser desenvolvida no Brasil e que permite oferecer serviço de saúde de qualidade com otimização de custos.

“O sistema embasado em medicina de família e linhas gerais de cuidado é uma interessante alternativa ao modo convencional, em que é possível ter resolutividade dos casos, qualidade do atendimento e custo menor ao beneficiário, com cuidado integral focado em cada indivíduo. Já iniciamos algo nesse sentido e, com certeza, após essa experiência em Portugal, poderemos otimizar muitas mudanças que vão impactar positivamente a entrega aos nossos clientes”, ressalta o presidente da cooperativa médica.