Correio dos Campos

Prefeitura qualifica mais cem pessoas gratuitamente

Governo municipal investiu em cursos em unidades móveis
17 de outubro de 2018 às 19:41
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Na tarde de ontem (16) foi realizada a certificação dos participantes do projeto “Três Eixos do Conhecimento”, que, através de um convênio entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e o sistema Fiep/Senai, ofertou quatro cursos de capacitação em unidades móveis, estacionadas no Parque Ambiental. O investimento municipal foi de cerca de R$ 55 mil e as vagas foram oferecidas gratuitamente para a população.

Cerca de cem pessoas foram qualificadas e a cerimônia foi realizada na sede do Senai. Os cursos ofertados inicialmente foram Noções de Mecânica de Motocicletas, Mecânica de Automóveis, Eletricidade Básica Residencial e Instalação de Alarmes, Cerca e Portão Eletrônico e, segundo a diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, a intenção é dar continuidade ao projeto.

“Com o sucesso desse primeiro pacote vamos analisar outras necessidades de capacitação e continuar investindo nesse modelo”, adianta a diretora, lembrando que a escolha destes cursos foi feita a partir de um estudo de identificação de nichos feito junto à Associação Comercial, Industrial de Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Porém, Kelyn também alerta para a taxa de evasão registrada nas aulas. “A nossa oferta foi de quase 150 vagas, mas destas apenas cerca de 100 finalizaram os cursos. Um terço de desistência é uma parcela muito grande considerando o investimento que a Prefeitura dispende para poder oferecer essa oportunidade”, destaca a diretora de qualificação.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt também participou da cerimônia de participação e aponta a importância do governo municipal investir nessa área. “Oportunidades profissionalizantes beneficiam a todos: o trabalhador, que ganha a oportunidade de capacitação, o empresariado, que dispõe de mão de obra qualificada, e o cliente, que passa a contar com um serviço melhor”, analisa Elizabeth.