Correio dos Campos

SMCSP realiza mais de 3700 atendimentos à população

De janeiro a outubro, a Guarda Municipal atendeu 3740 ocorrências no município
11 de outubro de 2018 às 18:14

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) deve superar, nas próximas semanas, o número de atendimentos realizados pelo órgão durante todo o ano de 2017. É o que mostra um levantamento empreendido pela SMCSP e que traz o registro de 3740 ocorrências acompanhadas pela Guarda Municipal (GM) de janeiro e outubro de 2018. No ano passado, segundo a SMCSP, a GM atendeu 4050 ocorrências.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, o aumento do número de registros é fruto da otimização do efetivo e da definição de ações estratégicas empreendidas pela Guarda Municipal em toda a cidade. “Nosso trabalho tem sido muito focado na otimização da estrutura e na solidificação das nossas bases com o olhar constante no crescimento da Guarda Municipal. Isso acontece principalmente porque, ao contrário do que muitos dizem por aí, entendemos que a segurança pública não deve ser pautada por achismos, mas por um trabalho coordenado, que envolva o emprego da tecnologia e da melhoria técnica das nossas equipes, que hoje tem autonomia, pois contam com um Centro de Formação próprio e que é referência em todo o Brasil, formando até mesmo, outras guardas municipais. Outro ponto importante é que a realização desse trabalho é orientado pelo estrito cumprimento dos protocolos de segurança para o atendimento à população, buscando sempre a proximidade da comunidade e não admitindo nenhum desvio de conduta dos nossos agentes, além de uma Ouvidoria e Corregedoria independentes e ativas. Por isso, temos uma Guarda Municipal cada vez mais forte, técnica e respeitada pela comunidade e isso acaba refletindo no aumento do nosso número de atendimentos”, declara Lovato.

Segundo o levantamento realizado pela SMCSP, atualmente, além de perturbação do sossego, o maior número de ocorrências registradas pela Guarda Municipal são relacionadas com situações de violência doméstica e de maus tratos a animais. “O atendimento de situações de violência contra a mulher apresentou um crescimento visível desde a implantação da Patrulha Maria da Penha no ano passado, que embora atenda especificamente o cumprimento de medidas protetivas, contribuiu para divulgar os meios de proteção à mulher em situação de risco e fez com que a Guarda Municipal fosse acionada mais frequentemente para o acompanhamento de ocorrências desse tipo”, explica o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek. “Em contrapartida, os maus tratos a animais já vinham sendo direcionados de forma mais frequente às nossas equipes, que possuem todo o treinamento necessário sobre como proceder para a identificação e encaminhamento dessas denúncias”, completa Witek.

Projeções e investimentos

Com base nos dados apresentados pelo levantamento, o secretário Ary Lovato estima que a Guarda Municipal deve superar o número de ocorrências atendidas em 2017 antes do fim desse ano. Segundo ele, a expectativa ocorre não só pelo aumento apontado pelos indicadores dos últimos meses, mas também pelos investimentos da SMCSP que devem ser apresentados à população nas próximas semanas. “Além da vinda de novos módulos móveis para incrementar nossa frota, nós também estamos trabalhando nos projetos para a aquisição de equipamentos para a Patrulha Maria da Penha, que deve ganhar uma nova viatura nos próximos dias. Também teremos mais motos e carros para a Guarda Municipal, além de incremento no armamento direcionado para as nossas equipes. Todas essas novidades são reflexo direto do compromisso da SMCSP em angariar recursos e realizar um trabalho sem precedentes para a segurança pública de Ponta Grossa. Fomos procurados, inclusive, por uma empresa referência na tecnologia de câmeras de monitoramento para a implantação de um projeto-piloto com equipamentos que podem realizar o reconhecimento facial e de placas de veículos no nosso município. Caso seja concretizada essa parceria, tenho a completa certeza de que Ponta Grossa irá se firmar ainda mais como exemplo para todo o país em relação à segurança pública”, declara.

Ampliação no orçamento

No final de setembro, a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) apresentou, em audiência pública na Câmara de Vereadores, a Lei Orçamentária Anual para 2019. A área que apresentou maior crescimento orçamentário foi a Segurança Pública, passando de R$ 15 milhões em 2018 para R$ 20,5 milhões em 2019, um incremento de 36%.
“Embora a responsabilidade maior pela segurança pública seja do Governo do Estado, estamos ampliando o orçamento e os investimentos para este setor em 2019, conforme solicitado pela própria população em consulta pública para LDO e LOA 2019”, destaca o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Desafios

“Nossa maior preocupação, atualmente, é a construção de uma política de segurança pública que seja viável para inibir os ataques criminosos aos prédios públicos do município”, destaca Lovato. De acordo com o secretário, o principal problema em relação a esses ataques é a extensão do município, aliado ao crescimento da quantidade de prédios públicos – escolas, Cmeis, e UBSs – nos últimos anos. “Nos preocupa muito a ação desse tipo de criminosos, pois, além de causar transtornos à população, que tem o oferecimento de serviços essenciais prejudicados, também acarreta prejuízos financeiros ao município. Temos incrementado o patrulhamento sempre que identificado esse tipo de ação e, como exemplo desse trabalho, cito a prisão de dois elementos que invadiram a Unidade Básica de Saúde da vila Vilela, na última semana. Além disso, também estamos em contato frequente com as outras secretarias para melhorar a segurança desses locais. A Secretaria de Saúde, por exemplo, já tem incluído a instalação de barreiras físicas nos projetos de novos prédios”, aponta. “No entanto, além de medidas como as barreiras físicas, que são mais fáceis e rápidas para a instalação, a implementação de tecnologias como câmeras de monitoramento é uma opção que vêm sendo estudada pelos nossos técnicos. Porém, é importante frisar que, apesar do senso comum, esse tipo de alternativa tem um custo elevado por se tratarem de câmeras específicas, de alta tecnologia, e que precisam estar em consonância com o sistema já utilizado pela nossa Central de Monitoramento. A estimativa é de que, cada câmera custe aproximadamente, 30 mil reais, contabilizando a compra, instalação, etc. Somente escolas, por exemplo, temos quase 150 prédios. Por isso, atualmente, não há a viabilidade de que todos os prédios públicos possuam essa tecnologia, que acreditamos ser essencial para o futuro da nossa cidade, que tem crescido sobremaneira, mas até lá, continuaremos trabalhando para oferecer o melhor serviço possível para a população, seja através de patrulhamentos, da disponibilização de unidades móveis de monitoramento e nos aproximando cada vez mais da comunidade, que é peça essencial nesse processo”, completa Lovato.

Números

Ocorrências atendidas entre janeiro e outubro de 2018 – 3740

Bairros com maior número de ocorrências

Centro – 964

Uvaranas – 519

Contorno – 327

Oficinas – 254

Ocorrências mais atendidas

Perturbação do Sossego – 264

Violência doméstica – 248

Maus Tratos a Animais – 247