Correio dos Campos

Tradicional procissão em honra a padroeira do Brasil inicia às 14 horas

Saída será em frente ao Hospital Bom Jesus
10 de outubro de 2018 às 19:32
Milhares de fieis participam, todos os anos, da tradicional procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida, em Ponta Grossa. (AsCom/Diocese de Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – A tradicional procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida, nesta sexta-feira (12), inicia às 14 horas, saindo do Hospital Bom Jesus e terminando no Santuário Diocesano, com missa celebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi. A procissão será transmitida ao vivo pela Rádio Sant’Ana FM. Na Paróquia Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, desde o dia 3 acontecem novenas para preparar os fieis. Em cada noite foi dada uma bênção específica: crianças, adolescentes e jovens, pães e alimentos, água, imagens e objetos, veículos, casais, carteiras de trabalho e trabalhadores, idosos e doentes, e, chaves de casas. Nesta quinta-feira, haverá oração pelos falecidos. A celebração ocorre às 19 horas.

Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Núcleo 31 de Março, que completa 51 anos em 2018, foi organizada uma peregrinação da imagem da padroeira do Brasil pelas casas dos doentes, acamados, idosos e das pessoas afastadas da Igreja, em preparação à festa de Nossa Senhora Aparecida, deste dia 12 de outubro. Eram 12 andores que visitaram mais de 144 famílias da comunidade, no 31 de Março, Jardim Giana, Jardim Conceição 1 e 2 e Jardim Aroeira. No dia 12, acontece missa e coroação de Nossa Senhora, às 19 horas; dia 13, haverá terço missionário luminoso, às 18 horas, com a participação das crianças da Catequese, e, no dia 14, missa solene às 10 horas. Na programação social, está prevista feira de pães e macarrão caseiro, dia 6, a partir das 11 horas; dia 12, fogos, tarde recreativa e carreata, a partir das 12 horas; dia 13, venda do bolo de Nossa Senhora Aparecia, com uma medalhinha de ouro, a partir das 15 horas, pastelada, bingo e binguinhos.

Em Piraí do Sul, festa pelo dia de Nossa Senhora Aparecida incluirá carreata, missa, churrascada, gincanas e momentos de oração. Tudo programado para o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, onde os festejos só perdem em importância para a comemoração do dia padroeira, Nossa Senhora das Brotas, em 27 de dezembro. A programação será aberta às 9 horas, com a 20ª edição da Festa do Motorista, que começa com carreata reunindo centenas de veículos entre caminhões, tratores, ônibus, vans e veículos de passeio, saindo da Igreja de São José Operário no centro da cidade, e se dirige ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas, onde é realizada a aspersão dos veículos com água benta. Em seguida, é realizada a missa solene em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida, no Caminho das Padroeiras, na parte inferior do bosque do santuário. Também é servido almoço, que vai de churrascada a lanches. À tarde, acontece a já tradicional gincana ‘Corrida Maluca’, além da reza do santo terço e Santa Missa, na igreja principal do santuário, às 19 horas. Este ano, o lema da festa é ‘Menos álcool, mais vida’, com o tema ‘Com Maria, cristãos leigos sendo sal da terra e luz do mundo’.