Correio dos Campos

Alunos de Ponta Grossa participam de Fórum nacional

I Fórum com Crianças reúne 17 colégios maristas do Brasil; estudantes paranaenses tratarão de cerca de 20 temas de intervenção social que envolvem a comunidade
9 de outubro de 2018 às 13:02
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa (PR) vai participar do I Fórum com Crianças, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento é organizado pela Rede Marista de Colégios (RMC), será on-line e vai reunir 17 escolas no país em torno dos Projetos de Intervenção Social (PIS), desenvolvidos por todas as unidades da instituição. Entre os temas abordados pelos estudantes paranaenses, estão o meio ambiente, o voto consciente, ações que impactam diretamente a comunidade dentro e fora dos colégios.

O PIS é desenvolvido entre os alunos maristas com propostas de aprendizagem que potencializam vivências significativas em grupo e buscam transformar realidades. Os estudantes aprendem a analisar situações e buscar soluções para os problemas sociais encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem.

Além do PIS “Campanha da fraternidade – Atitudes Fraternas” e “Voto Consciente”, o colégio de Ponta Grossa vai abordar temas como “Por um mundo melhor”, “Menos lixo e mais bicho”, “Doe sangue, doe vida”, “Água viva – como podemos reaproveitar a água?”, “Leitura sem limites”, entre outros.

A abertura do Fórum contará com a participação de dois estudantes maristas que estiveram no Encontro da Organização das Nações Unidas (ONU). Pedro Gouveia, de 11 anos, e Gabriel Genivaldo dos Santos, 16, compartilharão as experiências vividas no evento realizado no mês passado, em Genebra, na Suíça.