Correio dos Campos

Projeto de empregabilidade em escolas estaduais é lançado

Parceria entre Município, Estado e iniciativa provada leva serviços e informações até estudantes
8 de outubro de 2018 às 16:26
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Foi iniciado na última semana um projeto relacionado à empregabilidade, voltado a alunos da rede estadual de ensino. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a iniciativa, intitulada “Quali & Tec”, será realizada semanalmente em colégios estaduais da cidade, focada nos estudantes de cursos técnicos.

A primeira unidade a receber o projeto foi o Colégio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Professor Paschoal Sales Rosa. Mais de cem alunos tiveram acesso a serviços como os prestados pela Agência do Trabalhador, informações sobre o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do NRE (CELEM) e cursos promovidos pela Sala de Qualificação Profissional. A Faculdade Sant’Ana disponibilizou representantes do curso de Secretariado Executivo para o suporte do evento e também foram ofertadas vagas de estágio solicitadas via ACIPG.

A programação também contou com palestras: enquanto o Senac trabalhou com “Empregabilidade”, o professor Nilton Cesar Bahls Gomes (Prof. Goiaba) ministrou o tema “Ser Resiliente”. Segundo ele, já na primeira edição foi constatada a importância dessa descentralização de atendimentos e informações. “Além de darmos condições a esses alunos de fazerem a diferença no mercado de trabalho eles recebem também um incentivo como chance de ingressarem como estagiários, por exemplo”, afirma professor Goiaba.

Entre os objetivos do projeto estão sanar dúvidas relacionadas a entrevistas de emprego, ensinar a elaborar currículos, realizar palestras relacionadas ao mercado de trabalho, fornecer apoio psicológico, salientar a importância dos estudos e criar um banco de dados dos melhores alunos de cursos técnicos para estágios e trabalhos na área.

Estão sendo realizadas reuniões quinzenais para definir as unidades que receberão o projeto semanalmente; a próxima edição será feita no Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP-PG).