Correio dos Campos

Prefeitura oferta canais para população sugerir propostas para PG

Planejamento do Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana e saúde municipal são participativos
3 de outubro de 2018 às 11:39
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa está disponibilizando canais de comunicação com a população para receber propostas, sugestões e opiniões sobre a gestão de Ponta Grossa. A comunidade pode participar do desenvolvimento dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob) e do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.

Está disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) um formulário online que possibilita que os munícipes contribuam com propostas e ideias acerca da cidade, que poderão ser incluídas nos documentos de planejamento. Segundo o presidente do Instituto, Ciro Ribas, “podem ser apontadas sugestões relacionadas a ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”.

O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro, e em novembro voltam a ser realizados encontros presenciais. Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br e o formulário está disponível no link https://goo.gl/EzQqpM.

Já especificamente na área da saúde estão sendo promovidas as pré-conferências municipais, que antecedem a 11ª Conferência Municipal de Saúde – que será realizada nos dias 7 e 8 de dezembro. Tendo como tema central “Democracia e Saúde: luta e resistência em defesa do SUS”, os encontros são abertos à comunidade e visam concentrar propostas e apontamentos para a melhoria do serviço público.

A promoção é do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme explica Diego Osmar Rodrigues, membro da comissão organizadora do evento, os eixos serão o fortalecimento da atenção primária em saúde, a saúde como direito, a consolidação do SUS e financiamento. No geral, o objetivo é avaliar a situação atual da saúde no município e elaborar propostas a partir das necessidades identificadas; estas farão parte da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde.

Segundo o secretário adjunto de gestão em saúde, Robson Xavier, a participação da população é imprescindível. “Essa é uma oportunidade que a Secretaria de Saúde tem de apresentar seus resultados, investimentos, perspectivas e dificuldades, abrindo um debate aberto, democrático e construtivo. Convidamos todos a participar para levar ideias e apontamentos que poderão ser incorporados no planejamento da Prefeitura e até do país, já que as propostas que surgem nas conferências municipais podem ser encaminhadas aos encontros estaduais e nacionais”, aponta o gestor municipal.

Para outubro estão agendados encontros no dia 10, às 19 horas na Associação dos Moradores Nova Rússia; no dia 19, às 19 horas, na Associação dos Moradores Santa Paula e no dia 25, às 19 horas, na sede central da ABO. A programação das pré-conferências segue até novembro, que contará com outros cinco encontros.