Correio dos Campos

Novos CMEI e Escola Municipal têm construções iniciadas no Costa Rica

Obras da Escola Municipal e do Centro Municipal de Educação Infantil no Conjunto Costa Rica terão investimentos de R$ 7.368.993,45
3 de outubro de 2018 às 11:34
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Já estão em andamento as obras de duas novas unidades de ensino no Bairro de Uvaranas, para atendimento das famílias moradoras dos Conjuntos Costa Rica I, II e III, Panamá e Londres. O complexo é formado por um Centro Municipal de Educação Infantil e por uma Escola Municipal, que estão sendo erguidos para atender até 500 crianças de 01 a 10 anos – do Infantil I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os trabalhos foram iniciados em setembro e tanto a escola quanto o CMEI deverão estar prontos no segundo semestre de 2019. Com o início de mais estas unidades, a soma dos investimentos em obras entregues em 2018 com aqueles que estão em andamento chega a R$ 40 milhões, somente na infraestrutura da Educação.

Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, a nova escola vai atender uma demanda de toda a região. “Ao terminar, colocaremos toda aquela região, onde as mães precisam trabalhar, onde as crianças precisam ser protegidas, em tempo integral nas escolas. Este é o sonho destas famílias e é a política da Secretaria Municipal de Educação para podermos melhorar as condições de vida e as condições de segurança e educação das crianças daquela região”, conta a secretária.

A área total construída terá 3,624 mil m2, sendo 1,908 mil para a Escola, que terá 10 salas de aula, refeitório, cozinha, banheiros e estrutura administrativa – e outros 1,716 mil para o CMEI, que terá nove salas para alunos até 05 anos, com banheiros, fraldários, lactários, cozinha, refeitório e estrutura administrativa. O local também vai contar com casa de zeladoria e duas quadras poliesportivas cobertas, além de áreas de lazer, pátios e parques infantis.

Moradora do Costa Rica, Midiã Suelen dos Santos é mãe de Wesley, 03 anos e outras duas crianças, de 06 e 07 anos, que hoje estudam na Escola Municipal Heitor Ditzel, na Vila Dal Col. Ela comemora a construção da escola perto de sua casa. “O que eu espero é que a escola aqui no Costa Rica tenha a mesma qualidade e tudo o que meus filhos já têm na escola em que eles estão hoje, porque lá eles têm de tudo. E aqui também será em tempo integral, então será muito bom. Eu também espero que nossa comunidade se conscientize da importância desta escola e que todo mundo cuide”, narra Midiã.

Franciele Ferreira, vizinha da nova escola, é mãe de quatro crianças de 02, 04, 08 e 14 anos. Com a pequena Isadora em seu colo, ela já imagina o momento em que as crianças poderão estudar bem em frente de casa, em tempo integral e com todos os cuidados que a infância recebe nas escolas municipais. “Quando falaram que a escola seria aqui, eu não acreditava. Está valorizando muito nosso lugar. Com a escola em frente meus filhos estarão perto, estarão todos juntos e vou economizar muito”, comemora ela.

MAIS TEMPO INTEGRAL

Com a construção da nova unidade no Costa Rica, outra escola próxima também será transformada em escola de tempo integral. Será a Escola Municipal General Aldo Bonde, localizada no Jardim Lagoa Dourada, que atualmente atende cerca de 1,3 mil crianças. Grande parte destes alunos, hoje, são moradores dos conjuntos Costa Rica I,II e II, Londres e Panamá, que passarão a estudar mais próximo de suas casas.