Correio dos Campos

QUALIFICAÇÃO: Curso de Gastronomia alemã capacita 20 pessoas

Agora Ponta Grossa conta com mão de obra qualificada para suprir a necessidade da cidade a ainda atender a nova MünchenFest 2018
1 de outubro de 2018 às 17:38
(Divulgação)

Ana Bitencourt Maravieski/Ponta Grossa – O curso de gastronomia alemã realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi finalizado na noite da última sexta-feira (28). Cerca de 20 pessoas concluíram, e agora Ponta Grossa apresenta mão de obra qualificada para participar da oferta de gastronômica da MünchenFest 2018 e também para suprir a demanda de comidas típicas alemãs em toda cidade.

Para o presidente da Fumtur, Edgar Hampf, os resultados do curso são positivos e já começam a aparecer. “Agora a nossa cidade conta com um grupo com mão de obra qualificada para a produção de pratos da gastronomia alemã, com vistas não só para atender a demanda da nova München, como também para a oferta de novos pratos no mercado gastronômico local – até porque 2019 será o ano do curso gastronômico”, relata Hampf.

Segundo o técnico de relações com o mercado do Senac, Jessé Gutierre, o curso foi pensado especificamente para atender a demanda local. “O curso não estava na grade de portfólios do Senac Paraná e por isso contamos com a expertise do Senac de Santa Catarina que já realizava um trabalho parecido com a Oktoberfest. Ficamos muito satisfeitos com a capacitação realizada, até porque passamos orientações sobre a segurança alimentar, boas práticas no manuseio de alimentos e também as aulas para ensinar as pessoas a fazerem os pratos”, aborda Gutierre.

O curso teve duração de duas semanas, e a coordenadora do Núcleo de Alimentação para Eventos Ponta Grossa (Napes), Geisa Santos, participou. “Foi muito legal, porque além de aprender as boas maneiras de se fazer o alimento, as receitas, também recebemos algumas noções de apresentação dos pratos, para fazer algo bonito. Aprendi muitas coisas, macetes que vou utilizar na München e em outras ocasiões para a preparação de comida alemã”, declara Geisa.

“O curso teve resultados espetaculares, tivemos excelente qualidade, uma resposta muita boa. Já tem gente se mobilizando, inclusive com a estruturação de novas frentes de trabalho, de novas áreas e ofertas de trabalho dentro desse segmento. A nossa projeção é que a München será voltada à gastronomia e o resultado será satisfatório, com excelente qualidade, ótimo preparo e o cardápio é fantástico”, finaliza o presidente da Fumtur, Edgar Hampf.

A diretora municipal de qualificação profissional da SMICQP, Kelyn Kris Gonçalves, destaca os recentes investimentos que a Prefeitura vem fazendo na oferta de cursos gratuitos para a população. “Destinamos quase R$ 620 mil para disponibilizar quase 1,4 mil vagas. Alguns são relacionados: lançamos aperfeiçoamentos para profissionais de hotelaria e garçons, por exemplo, o que também contribui com o turismo da nossa cidade”, aponta Kelyn.